Meio do ano é tempo de férias escolares. Para muitos, é a oportunidade de tirar alguns dias para viajar e descansar com a família. Mas não basta só arrumar as malas e escolher o roteiro. Para a segurança de todos, é imprescindível fazer a revisão dos principais sistemas do carro.
Saiba o que fazer. Lembre-se de que os pneus são componentes de segurança e, por isso, merecem atenção especial. Os carecas devem ser substituídos. Os pneus melhores devem ficar sempre no eixo traseiro, pois assim se diminui a possibilidade de um acidente grave. A calibragem dos pneus deve ser feita de acordo com o manual do fabricante, levando-se em consideração o peso adicional da bagagem. Calibre os pneus quando estiverem frios, para evitar variações da pressão. Lembre-se, também, de verificar a calibragem e as condições do estepe.
O sistema de freios é item de segurança e também deve ser revisado antes da viagem de férias. Peça ao mecânico para conferir discos, pastilhas, lonas e fluidos, evitando possíveis falhas em momento de emergência. Fusível: o componente é pequeno e quase não ocupa espaço. Por isso, vale a pena ter no porta-luvas algumas unidades de diferentes amperagens para um caso de emergência.
Não esqueça o balanceamento das rodas e alinhamento da direção, que normalmente ficam comprometidos, devido à grande quantidade de buracos e irregularidades nas ruas e estradas brasileiras. Rodas desbalanceadas e direção desalinhada provocam desgaste irregular dos pneus e comprometem a dirigibilidade do veículo. A direção puxa para os lados e trepida, exigindo mais atenção do motorista.
O inverno no Brasil é seco, mas, em algumas regiões, chove com certa freqüência. Por isso, verifique se as palhetas do limpador de pára-brisa estão ressecadas, pois, dessa forma, não vão funcionar de maneira eficiente, comprometendo a visibilidade. Confira o nível de água do reservatório do lavador do pára-brisa, adicionando o xampu adequado.
Lembre-se que o extintor de incêndio é equipamento obrigatório e tem data de validade (cinco anos a carcaça). Por isso, verifique se o extintor de seu carro está em condições de uso, pois, do contrário, em uma blitz você será multado. Verifique o nível do óleo do motor e, se for necessário completar, use lubrificante com as mesmas especificações do que está no reservatório. Se for o caso, faça a troca do óleo e peça ao mecânico para verificar se existem vazamentos.
Faça o possível para acomodar toda a bagagem da família no porta-malas, evitando objetos soltos no interior do carro. Em caso de acidente, eles podem agravar os ferimentos nos ocupantes do veículo. Para os que costumam usar o bagageiro do teto do carro, é importante lembrar que o volume não pode ultrapassar 40 cm de altura. E boa viagem…
Revise os amortecedores antes de viajar
As férias já começaram e, com isso, aumenta o número de veículos nas estradas, principalmente, nos finais de semana. A verificação dos itens de segurança do carro é fundamental para uma viagem tranqüila e livre de problemas. A Monroe, líder mundial no desenvolvimento e fabricação de amortecedores recomenda a revisão dos amortecedores antes de viajar, nas lojas associadas ao Monroe Club, em todo Brasil.
O amortecedor tem a função de manter o contato permanente entre o pneu e o solo, além de suavizar os impactos causados por imperfeições no terreno que o automóvel percorre.
Amortecedores com vida útil comprometida provocam risco de aquaplanagem, desgaste prematuro dos pneus, balanço excessivo do carro, ruídos na suspensão e perda de estabilidade. Um amortecedor com 50% da vida útil comprometida, andando a 50 km/h, pode aumentar a distância de frenagem em dois metros.
Se todos os amortecedores do automóvel apresentarem este desgaste e o condutor fizer uma curva a 57 km/h, pode-se perder o controle do veículo. "A revisão é importante, porque as condições das vias podem influenciar diretamente na conservação do amortecedor. Um rápido diagnóstico do veículo pode evitar muitos problemas durante uma viagem", ressalta Ecaterina Grigulevitch, gerente nacional de Marketing e Administração de Vendas da Monroe.
Em uma rodovia com pavimentação normal, os amortecedores se comprimem aproximadamente 2.600 vezes a cada mil metros percorridos, o que corresponde a cerca de 105 milhões de ações estabilizadoras a cada 40 mil quilômetros. Portanto, revise os amortecedores do carro.