É apresentada na Austrália moto movida a ar comprimido

Enquanto a indústria de carros e motocicletas busca criar veículos movidos a energia elétrica, o estudante australiano de “design” industrial Dean Benstead criou uma motocicleta movida a ar comprimido. A moto foi a estrela do salão internacional da motocicleta na Austrália.

Para isso, utilizou motor desenvolvido pela Engine Air, empresa especializada em propulsores a ar comprimido. Após apresentar o primeiro protótipo “on-road”, Benstead desenvolveu a O2 Pursuit para a prática de esportes “off-road”. 

Usando nada além de ar comprimido, a O2 Pursuit é um protótipo de moto que poderia ser de grande ajuda para trajetos não muito longos. O principal propósito seria auxiliar no transporte de usuários entre suas residências e escritórios, por exemplo.

Benstead afirmou na apresentação que os testes com o protótipo, similar a uma moto de “cross” convencional de 250 cilindradas e motor de ar comprimido de dez quilos, demonstram que o uso do ar é uma alternativa aos combustíveis fósseis e à eletricidade. O veículo está equipado com um propulsor que funciona com um botijão de ar de 18 litros parecido aos de mergulho, e seu chassi é o de uma Yamaha WR-250 fornecido pelo fabricante japonês para desenvolver o conceito.

O veículo não conta com tanque de combustível, mas com um compartimento em que é possível introduzir um cilindro de ar comprimido. Um sistema próprio transformaria o ar comprimido em energia, movimentando o veículo. Desta forma, o abastecimento em postos seria totalmente desnecessário, uma vez que o usuário pode manter um estoque de cilindros em casa, sem correr qualquer tipo de risco.

Dentre as vantagens apontadas pelo estudante estão a redução da poluição do ar, redução de poluição sonora, menos custos e uso de energia sustentável, “já que a única emissão que a moto tem é de ar limpo”.

O estudante australiano adiantou que o passo seguinte é conseguir que a moto tenha maior velocidade. Em termos de estilo, a idéia é deixá-la mais futurista, usando alumínio e titânio para reduzir o peso.

Além de ser sustentável, a pequena moto é bastante silenciosa, ajudando na diminuição das taxas de poluição sonora de grandes centros urbanos. O modelo ainda está em fases de teste e não há previsão de ser produzido em série.

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