Recentemente a Renault lançou seu primeiro utilitário esportivo no Brasil: o Duster.  E seguiu a mesma idéia do sedã Logan e do hatch Sandero, dos quais do Duster é derivado. Ou seja, de oferecer um carro maior que a média da maioria dos concorrentes existentes no mercado, por um preço competitivo.

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A versão brasileira do modelo da fabricante francesa instalada em São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba, recebeu uma série de alterações em relação ao europeu. E o efeito dessas mudanças na prática, foi possível notar durante o “teste drive” tanto em asfalto bom quanto em piso de terra, realizado durante sua apresentação, nas adjacências de Foz do Iguaçu.

Na oportunidade o Jornal do Automóvel teve oportunidade de avaliar  a versão 1.6 da Duster na região da tríplice fronteira, Brasil, Paraguai e Argentina. A posição de dirigir é alta. O volante e o banco do motorista têm regulagem de altura, e a visibilidade é boa. No trecho de asfalto bem conservado, o carro se destacou pelo bom isolamento acústico e pelas relações de marcha bem escalonadas. Com o velocímetro marcando 100 km/h, o motor funciona um pouco acima de 3.000 rpm, faixa de rotação bem aceitável, sem prejudicar o consumo e o conforto.

Os engenheiros da Renault capricharam na parte acústica, acertando no material que absorve o ruído do motor. Ouve-se apenas um sibilar de vento acima de 100 km/h, mas nada que incomode. Pelo alto centro de gravidade que possui nas curvas a carroceria do Duster inclina um pouco, mas mantendo estabilidade compatível com a proposta do carro. Nada que preocupe. Mesmo com 1.202 kg de peso, tanto os 115 cavalos quanto os 15,5 kgfm de torque a 3.750 rpm foram suficientes para manter sua agilidade. De acordo com a Renault, o utilitário esportivo Duster acelera de 0 a 100 km/h em 12,3 segundos e chega a 165 km/h.

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Em trecho de terra batida, com pedregulhos e buracos, o carro impressionou. Mostrou o bom trabalho realizado na suspensão. Mesmo acima dos 80 km/h num trecho de terra com algumas pedras, o carro transmitiu segurança, sem vibrações e ruídos incômodos. O conjunto de suspensão consegue absorver as irregularidades como um legítimo utilitário esportivo, com ajuda dos pneus Bridgestone Dueller, 215/65R 16.

Seu generoso espaço interno agrada, permitindo que cinco pessoas viagem confortavelmente. Tem uma quantidade razoável de porta-objetos, inclusive no teto. E um porta-malas, com 475 litros de capacidade. No primeiro contato, o Duster causou boa impressão, principalmente na terra.

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Tem preço sugerido a partir de R$ 53.200,00 dependendo da versão (Expression ou Dynamique) e garantia de 3 anos.