Numa única moto, a nova Ducati Diavel tenta reunir características de diferentes segmentos. O lançamento da marca italiana combina uma “custom” com uma “naked” superesportiva tanto no “design” quanto no desempenho.
Seu garfo dianteiro longo e curvado a deixa com uma aparência de “custom”, enquanto o seu grande motor aparente denota uma “naked”. A combinação desses elementos é inédita e torna difícil enquadrar a Diavel num único segmento.
O braço oscilante traseiro tem 635 mm de comprimento e é ajustável. Os freios Brembo são de duplo disco na frente de 320 mm de diâmetro e disco simples atrás com 265 mm.
A Diavel, como a Multistrada traz um sofisticado sistema que seleciona o tipo de condução da moto. O modo Urban limita a potência do motor a 100 cv, e o DTC (Ducati Traction Control) fica no modo 5 dos 8 disponíveis. No modo Touring a potência chega os 162 cv totais, mas o controle de tração ainda é no nível 3.
Para liberar toda a potência da motocicleta, o modo Sport desativa o DTC e despeja os seus 162 cv na roda traseira, fazendo a Diavel acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 2,6 segundos, tornando-a a moto mais rápida da Ducati.
Também como a Multistrada, a Diavel traz o sistema Hands Free, que dispensa o uso de chave para dar a partida na moto. Diante do piloto ficam: uma tela LCD com velocímetro, conta-giros e marcador de combustível, e uma futurística tela colorida TFT com informações adicionais como o modo de condução, a configuração do DTC, entre outras informações.
E seu assento principal fica a 770 mm do chão. Seu peso bruto chega aos 210 kg na versão básica e 207 na Carbon. Ambas estão disponíveis no mercado europeu nas cores vermelho ou preto por 16.990 euros (R$ 38.600) na versão básica e 19.990 euros (R$ 45.400) na Carbon.
Com 210 kg, pneu traseiro de 240 mm de largura e um porte musculoso, a recém lançada Diavel impõe respeito e até medo. A Diavel é, sem dúvida, um lançamento inovador para 2011.
