Ducati 1200 roubou a cena no Salão de Milão

A 67ª edição do Salone Internazionale del Motociclo (EICMA 2009), realizada ente 10 e 15 de novembro, em Milão, na Itália, reuniu em 55 mil metros quadrados 1.341 marcas de 31 países, divididas em seis pavilhões.

Duas ausências foram sentidas no salão italiano: Honda e Yamaha. Mas como o mundo é feito de oportunidades, as marcas européias (principalmente as italianas) souberam aproveitar e lançaram produtos de alto nível tecnológico, muitos deles concorrentes diretos dos japoneses.

Estes foram alguns lançamentos do Salão de Milão, cidade que tem suas ruas tomadas de “scooters” e motocicletas. DUCATI: a marca italiana apresentou de uma só vez quatro novas linhas de produtos. A primeira foi a Ducati Corse Special Edition, nas versões “S” e “R”.

Equipadas com o motor de 1.198 cm³, as superesportivas contam com tanque confeccionado em alumínio, escape Termignoni e cavalaria que varia entre 170 cv e 180 cv de potência máxima.

Na linha Supermotard, as novidades foram os modelos 796, 1100 EVO e 1100 EVO SP. O modelo topo de linha, 1100 EVO SP, conta com um motor de 1100 cm³, que gera 95 cv de potência máxima. Nesta versão a moto ganhou detalhes em fibra de carbono e peças das melhores grifes – suspensões Öhlins e Marzocchi, freios Brembo e rodas Marchezini.

O “carro-chefe” da Ducati, a linha Monster, ganhou sistema de freios ABS em busca de mais segurança. Mas quem roubou a cena foi a Multistrada 1200, uma “big-trail”, que tem como concorrente a BMW R 1200 GS.

Seu projeto teve o objetivo de montar quatro motos em uma. Ou seja, ter num mesmo produto características esportiva, estradeira, urbana e de uma fora de estrada.

Esta moto “4 em 1” conta com controle de tração, sistema de freios ABS, acelerador eletrônico e regulagem das suspensões. Dependendo do estilo escolhido entre três modos de pilotagem, a potência pode variar entre 100 cv e 150 cv, com 12 kgfm de torque. A moto pode alcançar 280 Km/h.

BMW: pioneirismo, vanguarda e arrojo em suas ações, foi o que apresentou a alemã BMW, que mais uma vez impressionou o público com uma moto-conceito: Concept 6. Inovadora e radical, a moto está equipada com um motor de seis cilindros em linha, de 1600 cm³, que segundo especialistas de plantão terá a mesma potência dos propulsores da linha K (cerca de 170 cv), porém deve privilegiar o torque em baixas e médias rotações. Nos modelos R 1200 GS, “carro-chefe” da marca bávara, e na R 1200 RT, a grade mudança não é visual, mas sim em seu motor.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo