No Pavilhão de Exposições do Anhembi (SP) que acontece até o dia 7 de novembro, a 26.ª edição do Salão do Automóvel, rece-pciona 450 diferentes automóveis de 42 marcas, mas também abre espaço à participação de modelos de duas rodas em prol da mobilidade. As “estranhas no ninho” têm nome e sobrenome.
A BMW, por exemplo, mostra em seu estande, a sua mais nova representante do segmento “touring”: a K 1600 GLT, lançada no início de outubro no Salão de Motos de Colônia (Alemanha).
Além de um design refinado, a moto está equipada com motor de 1,6 litro e seis cilindros. O primeiro nesta configuração fabricado pela BMW. Detalhe: o farol se ajusta de acordo com o peso da moto e também acompanha a trajetória da motocicleta em curvas.
Para pesquisa de mercado, a Honda trouxe para o Salão duas motos: a “sport touring” VFR 1200F, primeira motocicleta de série totalmente automática; e a “trail” XL 700V Transalp, equipada com motor bicilíndrico em “V”.
Apesar da pesquisa de mercado, é dada como certa a importação das duas motos para o mercado nacional. A Honda exibe também o U3-X, um dispositivo de mobilidade pessoal.
O sistema é o primeiro do mundo que permite o movimento em todos os sentidos. Compacto e construído sobe uma única roda, o monociclo “hi-tech” se encaixa entre as pernas do usuário, assegurando livre circulação.
Estrategicamente colocada na caçamba de uma picape Ranger Sport no estande da Ford, a nova Yamaha XTZ 250 Ténéré desperta curiosidade. A “trail” está equipada propulsor de 250 cm³ com injeção eletrônica, que gera 21 cv a 7.500 rpm e torque máximo é de 2,10 kgfm a 6.500 rpm.
O novo modelo Yamaha teve sua relação de marchas alongada para melhorar o desempenho na estrada. E atenta às novas tendências de mobilidade urbana, a Volkswagen apresenta no Salão do Automóvel solução bastante inovadora para deslocamentos de curta distância: o protótipo Bik.e.
Com “design” inovador, o Bik.e tem autonomia de 20 km, velocidade máxima de 20 km/h e pesa somente 20 kg. Dobrada, a bicicleta, que tem rodas de aro 20, pode ser carregada no compartimento do estepe ou no porta-malas do veículo.
A bicicleta tem sistema de recarga a partir do próprio sistema elétrico do veículo, estando sempre pronta para uso. Em nome da mobilidade alternativa, ninguém perde tempo.
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