Supermáquinas movidas a metanol e nitro metano que fazem de 0 a 100 km/h em menos de um segundo, os dragsters serão a principal atração do 16.º Festival Brasileiro de Arrancada que acontece de 10 a 13 de dezembro, das 9 horas às 17h30, no Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais.
Para efeito de comparação, os carros da Fórmula 1 atingem velocidade máxima de 340 km/h e andam de 0 a 100 km/h em 2,3 segundos. Os dragsters chegam a superar os 400km/h.
Mais de 60 mil pessoas devem invadir a arquibancada, os camarotes e a área dos boxes do Autódromo de Curitiba para acompanhar os pegas na reta de 402 metros.
No Festival Brasileiro já estão confirmadas as presenças de Alejandro Sanches/SP, atual recordista de velocidade com 403.32 km/h no Autódromo de Curitiba, e recordista de tempo no Rio Grande do Sul percorrendo 402 metros em 5s763 e de Sidnei “Grandão” Frigo/SP, atual recordista de tempo no Autódromo de Curitiba com o tempo de 5s901.
Os pegas entre os dois e outros 350 carros preparados, que são divididos em 23 categorias, vão definir quem são os pilotos mais rápidos do Brasil. Outra atração do Festival é a presença de um dragster de dois lugares que atinge mais de 300 km/h no qual pessoas da arquibancada serão sorteadas para andar os 402 metros em 7s. O dragster vai estar presente no evento divulgando a SPID (uma nova pista de arrancada que será inaugurada em 2010, em Itatiba/SP).
Yellow Black Lethal
Na arrancada os bólidos são divididos em 23 categorias e o objetivo os pilotos é percorrer o trecho de 402 metros no menor tempo possível.
O Opala de 3.500 cavalos de potência com 70 psi de blower já fez o trajeto em incríveis 7s370 e já atingiu a velocidade de 340 km/h – o bólido só consegue frear com auxílio de pará-quedas.
No Festival, Scort vai competir em duas categorias Super Stock (na qual ele é atual recordista) e Dragster Top Álcool.
Dragsters Jr
Nicolas já é mais experiente e atual recordista da categoria percorrendo 201 metros em 8s634 com velocidade final de 120 km/h.
“Agora ele quer percorrer o trecho em 8s e chegar a 160 km/h”, conta o pai, Cesar Degreas, que também é piloto de dragster e vai participar da competição. Segundo ele, seu filho começou no Kart e ele o “incentivou” a acelerar na arrancada.
Já Daniel vai acelerar pela segunda vez um dragster jr. “Ele só acelerou uma vez em Piracicaba e agora vai para Curitiba. Eu que o incentivei pois tenho oficina e sou apaixonado por velocidade. Estou montando um dragster para mim, mas o dele foi a prioridade”, conta Daniel, que tem o mesmo nome do filho.
Além dos 402 metros
Um dos destaques da exposição de carros é o Maverick, do lutador Wagner Ramos, que foi customizado no quadro Lata Velha, d,o programa Cadeirão do Huck. O Festival Bar também marca presença nesta edição.
A Galeria Nitro Alley (localizada atrás dos boxes – local que permite o acesso da arquibancada) vai reunir 19 marcas expondo as últimas novidades dos segmento.
São elas a Petrobrás (com simuladores), GM Chevrolet, Goodyear, Splash, Bormax, Imohr, RC3, Socarrão, Still Auto Couros, Thewll2, Powertech, Pro Race Originals, Força Livre Megastore, ODG, Ceramic Power, Fuel Tech, Régis Racing, Recuperg e Displatec.
O Autorama Drag Race, a única pista de autorama de arrancada do Brasil com 11 metros de comprimento, também está montada atrás dos boxes para garantir a diversão de adultos e crianças.
Outro destaque é a presença de simuladores. Além do autorama, as crianças ganharam uma atenção especial no Festival deste ano com um parque infantil com piscina de bolinha, pula-pula e outras atrações. O Waterball, uma bolha na qual a pessoa fica dentro “flutando” sobre a água, também deve chamar atenção do público.
Ingressos e credenciais:
Venda de ingressos e credenciais (antecipados). Alô Ingressos: (41) 3042-6262 ou www.aloingressos.com.br. Os ingressos podem ser adquiridos ainda alguns pontos de venda nas cidades de Curitiba, Londrina, Joinville, Blumenau, Itapema, Balneário Camburiú, Florianópolis, Porto Alegre e São Paulo. Confira os pontos e valores no www.forcalivre.com.br.