Pela terceira vez a Chrysler experimenta nosso mercado e parece que desta vez acertou no alvo, oferecendo um veículo que deverá dar um verdadeiro banho na concorrência. Estamos nos referindo à picape Dodge Ram 2006 Cabine Simples.
No trânsito não há como não notá-la, mesmo que esteja atrás de qualquer caminhão. Ela é grande, alta e brilha com seus cromados. Chega a assustar um pouco. É de fato um "picapão". A primeira impressão que se tem, quando se observa um veículo das proporções da Dodge Ram 2006 Cabine Simples, é que foi feita para qualquer um, menos para você.
Sua enorme grade frontal cromada, emoldurada por novo e grande conjunto ótico composto por refletores com lâmpadas alógenas, que proporcionam 22% mais de intensidade de luz, parece não combinar com o estilo até simples do resto do carro. É preciso se afastar um pouco para sentir o conjunto. As rodas, com aro 17, parecem desproporcionais, sumindo nas enormes caixas de rodas. Ela não acompanha a tendência de estilo das demais picapes do mercado, cheias de postiços de plástico.
O espaço interno convence, assim como o seu refinado acabamento. Há espaço suficiente atrás dos bancos para bagagem de até três pessoas e um banco central onde o assento e o encosto transformam-se em console porta-objetos de bom tamanho. Seu painel é bonito, e sua parte central tem revestimento imitando madeira. É de fácil leitura e prático. Há bom espaço para as pernas, mesmo com um terceiro passageiro.
Ela tem algo mais que destoa das picapes que conhecemos. Não há alavancas no assoalho. Dispõe de "cruise control", facilmente identificado por seus comandos no volante, equipamento mais comum em modelos sofisticados. E olhe que se trata de uma cabine simples. Tem ainda, ar-condicionado, sistema de áudio AM/FM com "cd player", para até 8 cds, banco do motorista com regulagem elétrica, "airbags" frontais de duplo estágio, espelho retrovisor interno anti-ofuscante, também automático. É uma verdadeira picape para o trabalho.
Acreditamos que essa versão cabine simples da Dodge Ram 2006 era exatamente a opção que fazendeiros e frotistas estavam aguardando aparecer no mercado. Mesmo assim, a Dodgre Ram 2006 exige habilidade do motorista para estacioná-la em casa ou mesmo na rua. Mas picape grande é assim mesmo. É um veículo especial. (BN)
OLHO CLÍNICO
Ficamos impressionados com o tamanho da Dodge Ram 2006 Cabine Simples.
E chegamos a pensar: como estacionar um veículo desse tamanho na minha casa? Estacionar ou andar no trânsito… Mas o "bicho" nunca é tão feito como se "pinta". E em pouco tempo nos acostumamos ao tamanho da Ram Cabine Simples.
Como não podia deixar de ser, a picape tem força surpreendente. É equipada com motor Cummins Turbo Diesel de 6 cilindros em linha, de 5,9 litros, 24 válvulas, sistema de injeção "common-rail", que dispensa a bomba injetora tradicional, com 330 cv de potência. Além de moderno, não economiza força, com 814 N/m a apenas 1.600 rpm. Ao contrário da tendência atual dos motores diesel girarem até 4.600 rpm e tornarem-se menores e leves, o seis cilindros Cummins faz jus ao tamanho da Ram trabalhando de forma geral, num regime de rotações mais baixo, no máximo de 3.500 rpm, mas com potência e elasticidade de sobra.
Apesar de seu tamanho e um peso de 3.073 kg, dirigi-la não é um ato de bravura. Direção assistida e freios a disco nas quatro rodas, e comando sensível transformam o medo inicial em prazer absoluto. Sua transmissão de quatro marchas é automática. Com tração nas quatro rodas, acionada por um simples botão no painel, pode-se utilizar também a opção reduzida. Seu tanque tem capacidade para 128 litros de combustível.
Pela capacidade máxima prevista para a picape, entre 1.200 e 1.300 kg de carga útil, esse motor, se bem tratado, deverá durar uma quilometragem bastante superior aos diesel com quatro cilindros nacionais. Sua performance é fantástica, lembrando o torque dos V/8 a gasolina. O câmbio automático é perfeito, com escalonamento suave e bastante producente.
Ela é também excelente opção para serviços urbanos, apesar do seu tamanho, e para o lazer, carregar "jet-ski", quadriciclos e até motos grandes. Para servir melhor às duas aplicações, a suspensão traseira deveria ser do tipo progressivo, com estágios suave e para carga.
A reação da traseira nos pareceu um pouco brusca, quando o veículo transita vazio, o que pode comprometer o conforto, principalmente em viagens mais longas. Seu preço, no entanto, não é tão grande e pesado como o veículo. Os preços da Dodge Ram 2006 (cabine simples) nas concessionárias da marca variam de R$ 105.000,00 a 137 mil. (BN)
FICHA TÉCNICA
Cabine: simples 2500 SLT – 4×4 TD caçamba longa
Motor: Cummins Turbo Diesel 5.9 l
Configuração: 6 cilindros em linha, resfriado a água, turbo intercooler
Cilindrada: 5883 c.c.
Diâmetro / curso: 102,1/119.9 mm
Sistema de válvulas: OHV 24 válvulas
Sistema de injeção: eletrônica, alta pressão "Common Rail"
Potência (cv/rpm): 330 a 2900
Torque (Nm/rpm): 814 a 1600
Rotação máxima do motor: 3.500 rpm
Capacidade para óleo: 11,4 L com filtro
Capacidade para água: 30,9 litros
Controle de emissões: por conversor catalítico
Transmissão: automática de 4 velocidades
Capacidade no tanque de combustível: 128 litros
Pneus: o tamanho máximo LT265/70R17E BSW
Rodas: (diâmetro x largura em pol) o Tamanho máximo 17 x 8.0