Para atender consumidores que gostam de um carro com espaço para trabalho e lazer, a montadora italiana instalada em Betim (MG), criou o novo Doblò, com novas versões, novas cores, novos itens de fábrica, inclusive o sexto banco, agora de série nas versões ELX e HLX. As novidades no visual dianteiro ficam por conta da nova grade com o logo Fiat ao centro e pára-choque pintado na cor do veículo com laterais na cor preta. O capô ganhou linhas mais retas, com nova inclinação.
A versão Adventure ganhou nova grade, herdada do conceito FCCI apresentado em 2006, nova curvatura, recobrimento do estepe e logo mais definido.
É lateralmente que se nota as mudanças do novo Doblò. A dianteira está mais inclinada e os pára-lamas menos salientes.
A grande área envidraçada oferecendo ótima visibilidade para os ocupantes foi mantida. O Doblò tem bom espaço no porta-malas. A sua capacidade para bagagem é de 665 litros com o sexto banco, podendo chegar a 2.915 litros com banco traseiro rebatido.
A versão Adventure Locker, teve sua identidade mantida, com suspensão elevada e muitos detalhes em preto.
A inscrição Adventure em baixo relevo está estampada nas novas molduras laterais, os faróis de dupla parábola têm máscara negra.
Logo que se entra no Fiat Doblò 1.8, chama a atenção o espaço interno extremamente generoso para um veículo compacto.
A altura elevada do teto somada à posição mais vertical dos bancos transmite uma sensação de amplitude característica das minivans. Mas com o motor ligado, o Novo Doblò é praticamente como o antigo. A Fiat não introduziu modificações na motorização. Simplesmente adotou o motor 1.8 flex.
Com o motor 1.8 litro flex, fornecido pela General Motors, o utilitário anda bem. Não falta fôlego, nem sobra para exibicionismo. O desempenho é suficiente para acelerações e retomadas, favorecido pelo torque máximo de 17,8 e 18,5 kgfm (G/A), alcançado logo aos 2.800 giros.
Mas o Doblò foi feito para famílias maiores e transporte de pequenas cargas. A carroceria alta e a suspensão macia avisam a cada curva que há limites. Mas é justamente esse perfil divertido e sereno que a Fiat quer para a compacta multivan, que tem consumidor certo. (BN)
Ficha técnica
Carroceria: Minivan, seis lugares
Motor: dianteiro, transversal, 1.8 litro, Flex
Cilindros: 4 em linha
Válvulas: 2 por cilindro
Cilindrada: 1.796 cm³
Potência: 112 cv (gasolina) e 114 cv (álcool) a 5.500 rpm
Torque: 17,8 mkgf (gasolina) e 18,5 (álcool) a 2.800 rpm
Injeção: eletrônica digital
Curso: 80,5 x 88,2 mm
Tx Compr: 10,5:1
Transmissão: manual
Tração: dianteira
Câmbio: manual de cinco velocidades
Direção: hidráulica com pinhão e cremalheira
Suspensão: Dianteira Mcpherson com rodas independentes, braços oscilantes inferiores transversais, com barra estabilizadora. Amortecedores hidráulicos, telescópicos de duplo efeito.
Traseira: Mola helicoidal com eixo rígido e barra estabilizadora, amortecedores hidráulicos, telescópicos de duplo efeito, mola balestra
Freios: hidráulico com comando a pedal (ABS opcional)
Dianteiro: a disco ventilado com pinç,a flutuante
Traseiro: a tambor com sapata autocentrante e regulagem automática de jogo
Pneus: 205/70 R15
Rodas: 5.5J x 15″
Tanque: 60 litros
P. Malas: 665 litros chegando a 2.915 litros com banco traseiro rebatido
Aceleração: 0 a 100 km/h: 14,1 segundos (gasolina) e 13,7 segundos (álcool)
Vel. max: 161 km/h (gasolina) e 163 km/h (álcool)
Consumo: Cidade – 10,5 km/l (gas) e 7,4 km/l (álcool) / Estrada – 14,2 km/l (gas) e 10 km/l (álcool)
Garantia: 1 ano sem limite de quilometragem
Preço: R$ 59.680 (ref. novembro de 2009)