Há oito anos no mercado, finalmente o Fiat Doblò passou por uma reestilização que o deixou mais moderno.
A reestilização ocorrida no final do ano passado, não teve o objetivo de alavancar vendas, mas sim deixar o modelo mais bonito e moderno.
A remodelação, embora discreta, deu novo e agradável visual a multivan da Fiat.
A principal mudança na linha 2010 da Doblò Adventure está na frente, que agora ostenta uma grade bem resolvida, separando os novos faróis de dupla parábola e desenho mais simpático.
As molduras plásticas dos pára-lamas também foram redesenhadas. Na traseira, mudança mínima: as lanternas têm novo desenho, que as tornam mais evidentes.
Os espelhos retrovisores externos ganharam piscas (indicadores de direção) mas bem que poderiam aumentar seu tamanho, pois muito estreitos como são, dificultam a visualização.
Internamente, a Doblò Adventure tem muito espaço para os cinco ocupantes, e espaço razoável para os dois passageiros a mais que vão nos bancos removíveis (um de série, o outro opcional).
O acesso ao seu porta-malas (bagagem) é feito por intermédio de portas assimétricas, e o novo suporte do pneu estepe ficou mais moderno e atraente.
Com bancos e cambio elevados, ao volante se tem a sensação de uma autêntica minivan.
Há porta-objetos até no teto e eles facilitam muito a vida dos ocupantes. Novos painéis de porta e molduras na traseira deram nova vida a cabine.
Durante a avaliação do Jornal do Automóvel, o motor 1.8 (112/114cv) da Doblò Adventure mostrou-se satisfatório, mas não chega empolgar, pois se trata mesmo de carro familiar e não um esportivo.
Seu câmbio manual de cinco marchas tem engates amigáveis para um carro desse tipo.
A posição de dirigir (alta, com o volante mais na horizontal e câmbio instalado no painel) é típica de furgão, mas não chega a cansar o motorista. A localização da alavanca de câmbio e o volante com diâmetro correto colaboram para uma condução prazerosa e confortável. Sua suspensão está mais firme e absorve bem (os cada vez mais freqüentes buracos de nossas ruas), privilegiando o conforto.
Nas curvas, a inclinação da carroceria é culpa do centro de gravidade elevado, (pois a Doblò tem 1,85m de altura), mas não passa insegurança, desde que o condutor não abuse do pedal do acelerador. Por ser um veículo familiar, ABS e “air bag” duplo deveriam ser de série.
Não são, mas podem ser adquiridos nas concessionárias por aproximadamente R$ 3.000. Seu consumo de combustível é razoável para o seu tamanho. Versátil, o Doblò Adventure é boa opção para quem busca um veículo espaçoso e diferenciado para a família no dia a dia e para os passeios nos fins de semana. Completo o Doblò Adventure tem preço sugerido de R$ 59.680,00.
Ficha técnica
Motor: Dianteiro, transversal, 4 cilindros em linha, 8 válvulas, flex
Cilindrada: 1.796 cm³
Potência: 112 cv (G) e 114 cv (A) a 5.500 rpm
Torque: 17,8 kgfm (G) e 18,5 kgfm (A) a 2.800 rpm
Taxa compr.: 10,5:1
Câmbio: Manual de 5 marchas
Compr.: 4,47 m
Largura: 1,76 m
Altura: 1,95 m
Entre-eixo: 2,58 m
Porta-mala: 665 litros – 2.915 litros com o banco traseiro rebatido
Suspensão: Independente do tipo McPherson com braços oscilantes inferiores transversais, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora na dianteira, e por eixo rígido, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos, na traseira.
Freios: Discos rígidos na dianteira e tambores atrás.
Tanque: 60 litros
Aceleração: De 0a 100 km/h : 14,1s, (G) e 13,7s (A)
Velocidade: 161 km/h (Gasolina) e 163 km/l (Alcool)
Preço sugerido: R$ 59.680,00
