Cacá Bueno, atual campeão e líder da temporada 2007, e Thiago Camilo, vice-líder, estão matematicamente assegurados no playoff, que terá um confronto paralelo entre os 10 pilotos classificados à disputa pelo título. Enquanto os pilotos que ocupam as primeiras posições na tabela buscam resultados que os deixem ainda mais próximos de uma das 10 vagas, os que têm alguma desvantagem na pontuação manifestam a necessidade de reação na etapa curitibana.
Nesse contexto, uma das posições mais cobiçadas por um grande número de competidores é a do paraibano Valdeno Brito, que aparece em décimo, com 37 pontos. "Se a fase de classificação terminasse hoje eu estaria no playoff, só que o momento é de trabalhar por resultados, porque ainda faltam duas corridas para a lista dos classificados ficar definida", alerta o piloto, que compete na Stock Car V8 com o Peugeot 307 da Neo Química-Neosoro/JF Racing.
Brito tornou-se o primeiro piloto a levar ao pódio um carro da Peugeot, marca que passou a integrar o grid da categoria neste ano – ficou em segundo na quinta etapa, em Londrina. "Aquele resultado foi maravilhoso, vim de 26.º para 13.º no campeonato e entrei na briga. Em Santa Cruz do Sul, na última corrida, fiquei em quarto e subi para décimo. Mas o momento é de dar seqüência a esta reação, qualquer problema agora pode nos custar a classificação", analisa.
A classificação atual do campeonato tem seis pilotos paulistas entre os 10 primeiros, além de um carioca, um paranaense e um paraibano. "Como estamos no fim da lista do playoff, a exigência de resultados é maior. Tenho feito corridas para chegar ao final, as duas últimas foram muito positivas. Se o carro mantiver a competitividade que teve em Londrina e em Santa Cruz, terei uma boa chance de terminar entre os primeiros mais uma vez", considera o piloto.
O resultado na prova em Santa Cruz do Sul fez com que Brito assumisse a posição até então ocupada pelo goiano Ruben Fontes, seu companheiro na Neo Química-Neosoro/JF Racing. "Daqui para a frente, todo mundo que tem chance de ir ao playoff vai tentar elaborar e cumprir uma estratégia que garanta uma vaga. É o meu caso, estou a sete pontos do grupo dos 10 primeiros, preciso terminar bem a corrida de Curitiba para ficar numa condição melhor", afirma.
Cumpridas seis das oito etapas da fase classificatória, a classificação da Copa Nextel Stock Car V8 é a seguinte:
1.º) Cacá Bueno (RJ/RC), Mitsubishi Lancer, 82; 2.º) Thiago Camilo (SP/Vogel), Chevrolet Astra, 77; 3.º) Ricardo Mauricio (SP/A. Mattheis), Chevrolet Astra, 73; 4.º) Ingo Hoffmann (SP/AMG), Mitsubishi Lancer, 51; 5.º) Felipe Maluhy (SP/Avallone), Mitsubishi Lancer, 44; 6.º) Rodrigo Sperafico (PR/Action Power 2), Volkswagen Bora, 42; 7.º) Antonio Jorge Neto (SP/RC), Mitsubishi Lancer, e Marcos Gomes (SP/A. Mattheis), Chevrolet Astra, 41; 9.º) Luciano Burti (SP/Action Power), Volkswagen Bora, 38; 10.º) Valdeno Brito (PB/Neo Química-Neosoro/JF), Peugeot 307, e Daniel Serra (SP/Red Bull), Volkswagen Bora, 37; 12.º) Ruben Fontes (GO/Neo Química-Neosoro/JF), Peugeot 307, 30; 13.º) Giuliano Losacco (SP/Vogel), Chevrolet Astra, 26; 14.º) Tarso Marques (PR/Avallone), Mitsubishi Lancer, 25; e em 15.º) Hoover Orsi (MS/Red Bull), Volkswagen Bora, 21.