Dirigir veículo carregado exige atenção

A maneira de conduzir também deve ser observada. Com o carro carregado evite realizar manobras rápidas, já que se torna menos estável, inclinando-se e tendendo a escapar nas curvas.

Na hora de reduzir a velocidade, use o freio com mais suavidade. Descendo serras, utilize o freio-motor. A marcha a ser usada é a mesma que seria empregada na subida. Desta forma, o sistema não perde a eficiência por aquecimento. Com o peso maior, o veiculo perde potência, comprometendo o desempenho. Nestes casos, procure usar a marcha adequada para executar a ultrapassagem com segurança.

A parte elétrica é outro item importante a ser verificado. Limpador do pára-brisa (inclusive as palhetas), faróis, luzes de emergência (pisca alerta), freios, setas e ré precisam ser observados. O funcionamento dos acessórios como desembaçador, limpador e lavador dos vidros e vidros elétricos deve ser perfeito. Lembre-se que o extintor de incêndio tem validade de um ano. Por isso, para evitar problemas, verifique a carga e a validade. Além disso, é importante que todos saibam manusear com segurança o extintor, para que numa eventual necessidade o nervosismo não atrapalhe a correta utilização. O triângulo de segurança deve estar no carro junto com algumas ferramentas básicas, como alicates, as chaves de rodas e de fenda.

O motorista também deve observar alguns cuidados simples, mas importantes, sobre o uso dos equipamentos. O pisca alerta só é permitido em casos de emergência. Essas luzes não podem ser utilizadas em dias de chuva, nublados e no interior dos túneis. Trafegar com elas acesas (como fazem alguns motoristas teimosos), constitui infração ao Código de Trânsito, além de atrapalhar a visão de outros motoristas.

Faróis altos só devem ser utilizados quando não prejudicarem a visão dos motoristas que vêm em sentido contrário. O ideal é usar faróis baixos, que garantem uma concentração luminosa mais próxima da frente do carro, proporcionando melhor visibilidade ao motorista. Evitar comer em excesso ou ingerir alimentos de difícil digestão são outros cuidados a serem tomados pelo motorista, que também não deve consumir bebidas alcoólicas. E lembre-se: dirigir sempre com as duas mãos no volante garante maior controle sobre o veículo. E, boa viagem…

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo