Calibragem dos pneus
Verifique a calibragem dos pneus semanalmente. Ela deve ser checada sempre com os pneus frios, de preferência pela manhã, no posto mais próximo de sua casa, assim que começar a rodar. A explicação é simples: quando o carro está em movimento, o atrito da roda com o piso aquece os pneus. Isso aumenta o volume interno de ar e faz com que a pressão se eleve. Qualquer calibragem nessas condições vai apontar uma medição alterada.
Sulcos dos pneus
Desenhados para escoar a água em contato com a banda de rodagem, os sulcos dos pneus devem manter uma profundidade mínima de 1,6mm. Abaixo dessa medida, passam a perder a aderência quando em contato com o chão molhado ou em condições de baixo atrito. Além disso, carros com pneus lisos estão sujeitos a multa na estrada. Alguns modelos de pneus vêm com indicador de desgaste, em geral uma marca gravada ou marca de tinta na borracha. Por isso, não se esqueça de fazer o rodízio de pneus a cada 10 mil km – para tornar o desgaste mais uniforme – e não hesite em trocá-los quando estiverem gastos.
Tirando o máximo
Dirigir carro popular exige uma conduta diferente da usada em outros modelos. Com 1.000 cc, esses carrinhos exigem o uso excessivo do acelerador e freqüentes reduções de marchas para acompanhar os demais veículos. Para extrair o máximo rendimento de um popular na estrada, mantenha sempre rotações elevadas, esticando bem todas as marchas. Atualmente, a maioria dos populares equipados com injeção eletrônica traz um dispositivo que corta a ignição/alimentação quando a rotação atinge seu limite, evitando danos ao motor.
Dirigindo prevendo os erros dos outros
Se vai viajar no Carnaval, preste atenção. Uma das melhores formas de evitar acidentes é prever os erros dos outros. Isso oferece tempo dos outros corrigirem o erro ou você se adaptar a eles. Faça assim: numa pista de mão dupla, ao receber um farol alto, não olhe para o outro veículo. Olhe para o centro da pista, para o resto, use sua visão periférica.
Observe os olhos do outro motorista em seus espelhos retrovisores. Um motorista que olha atentamente para um espelho lateral indica que irá fazer a manobra para esse lado. Veículos que se aproximam lateralmente do veículo à sua frente dão uma forte suspeita de que irão "fechá-lo" assim que houver uma brecha. Diminua a velocidade e dê essa brecha de forma controlada.
Quando um veículo tenta adentrar em sua pista, mas fica aquela dúvida de que vai ou não, assuma o comando da situação. Diminua a velocidade e dê piscas com seu farol, de forma que o outro motorista perceba que pode entrar. Um veículo cambaleando levemente de um lado para outro, indica que o motorista está sonado ou bêbado. Afaste-se desse veículo. Nunca fique entre dois veículos mais pesados que o seu.
Evite ficar à frente de um veículo mais pesado que o seu. Os freios de um veículo leve são mais ágeis que os de um veículo pesado. Quando estiver parado e perceber que será colidido na traseira, solte o freio. Com o carro solto, o impacto é amortecido. Quando perceber que será colidido na lateral, ofereça a parte de seu veículo que não possui passageiros.
Quando for bater na traseira de alguém, tente colidir com as laterais traseiras, são zonas de maior segurança. Enfim, dirija sempre com atenção. Jamais pense que um veículo faz parte de você. O veículo é um equipamento, uma máquina que responde às leis da física e muito mais forte e pesada que um ser humano.
O grande macete da direção defensiva é: se não sabe não faça. Se tiver dúvidas não faça.
Faça um "chek-list" para viagem
O Carnaval se aproxima e muita gente vai colocar seu carro na estrada para passar os quatro dias do Reinado de Momo, no sítio, no interior e principalmente no litoral.
Mas é bom lembrar do que verificar e levar antes de colocar seu carro na estrada. Inicialmente, confira se você está portando todos os documentos do veículo: Carteira de Habilitação, Certificado de Registro e Licenciamento, IPVA e Seguro Obrigatório. Se for viajar durante o dia não esqueça de levar óculos escuros.
Em seguida, faça uma inspeção no estado de aros e pneus antes de partir. Vá a um posto, abasteça o carro, calibre todos os pneus e também o estepe de acordo com o manual técnico do veículo. Verifique ou complete o nível do óleo do motor. Cheque o nível da água do reservatório de expansão ou do radiador.Veja o nível de água da bateria (exceto a sem manutenção). Teste o funcionamento dos limpadores e troque as palhetas se as borrachas estiverem ressecadas. Complete a água do reservatório do esguichador do pára-brisa e adicione um pouco de "shampoo" neutro (ou líquido desembaçante) para desengordurar os vidros na estrada.
Verifique o funcionamento dos faróis, lanternas e pisca-piscas. Providencie o reparo das lâmpadas em curto-circuito ou troque as lâmpadas queimadas. Regule os focos dos faróis em uma oficina especializada. Veja o estado das pastilhas dianteiras e o nível do fluido de freio. Lembre-se, pastilhas novas demoram em frear o carro. Por isso, dirija com cuidado redobrado. Veja se o carro possui todos os equipamentos obrigatórios, exigidos por lei, como estepe, macaco, chave de fenda, chave de rodas, extintor e triângulo de segurança.
Tenha sempre no porta-luvas uma lanterna, papel, caneta e uma flanela. Um telefone celular pode ser útil na hora de pedir socorro mecânico ou ajuda à polícia rodoviária. Se a região for desconhecida, leve também um mapa rodoviário. E, mesmo que seu carro seja novo tenha sempre no porta-malas um jogo de ferramentas e um galão plástico para água. Eles podem ser úteis em caso de avaria mecânica.