Durante o verão e feriados de fim de ano, pilotar uma motocicleta dá aquela sensação de liberdade, principalmente quem aproveita o litoral. Acelerar, sentir o ar pelos cabelos e a praticidade para se movimentar das motos onde se tem pleno controle só pelo fato de estar montado sobre ela são combustíveis para a maior parte dos entusiastas.
Mas tanta liberdade está ligada a múltiplos riscos, com a segurança e integridade de piloto e passageiro. Esses riscos podem ser amenizados com uma série de medidas preventivas que enumeramos a seguir:
1 – Use capacete. É ele quem o protegerá no caso de uma queda ou batida. Além da proteção à cabeça, ajuda a reduzir o barulho do vento com a moto em movimento. O uso dele pode salvar sua vida;
2 – Mantenha sua moto em boas condições. Revise periodicamente pneus, luzes, embreagem, espelhos e freios. Não deve haver nenhum problema durante a condução.
3 – Atenção. Mantenha-se atento a tudo que acontece ao redor. Se aproxime de cruzamentos com cautela mesmo com sinal verde e evite andar nos “corredores” entre os carros.
4 – Controle o freio. Quando precisar parar por algum motivo, modere a velocidade o quanto antes para poder frear imediatamente em caso de alguma emergência. Preste atenção em carros e pedestres que possam cruzar o caminho e antecipe suas reações.
5 – Veja e seja visto: mantenha luzes em perfeito funcionamento e use farol mesmo durante o dia. Breves toques na buzina podem ajudar a alertar motoristas e pedestres de sua passagem.
6 – Mantenha uma distância segura de reação aos movimentos dos outros carros, ela pode ser crucial para evitar uma queda ou choque.
7 – Ande devagar. Em meio ao trânsito engarrafado, evite circular muito rápido entre os carros. Um leve desequilíbrio e pode-se acertar um retrovisor, ou até mesmo não conseguir frear se um pedestre atravessa entre os carros ou um motorista abre a porta.
8) – Avise seus movimentos. Use sempre os indicadores de direção ao virar esquinas ou mudar de faixa, e cheque sempre os retrovisores antes de qualquer movimento.
9) – Respeite o próximo. No trânsito também circulam outras motos, carros e pedestres. Nem todos estão com a mesma pressa que você ou possuem as mesmas habilidades no guidão.
10) – Responsabilidade. Jamais pilote sob efeito de álcool ou outras drogas. Procure estar tranquilo, descansado e sob o comando de todos os sentidos. E faça uma boa viagem.