Produzida para celebrar os 60 anos de aniversário da marca em 2008, a edição especial do Land Rover SVX fará sua estréia no 78.º Salão Internacional do Automóvel em Genebra, entre hoje e 16 de março. Durante o evento, a Land Rover também apresentará, pela primeira vez aos europeus, o aclamado carro conceito LRX.
A edição especial SVX começa a ser vendida a partir da metade deste ano e é uma reestilização do veículo ícone da marca que começou a ser produzido em 1948. O modelo segue com o visual robusto de seu antecessor, mas com o interior reformulado e equipado com itens de alta tecnologia, como o sistema de navegação por satélite (de acordo com o mercado), bancos Recaro e equipamento de som compatível com iPod.
O conceito LRX é um veículo com dimensões menores em relação ao Freelander 2. O modelo é um cross-cupê Premium, desenvolvido para atrair novos clientes do segmento executivo e luxo – para aqueles que buscam benefícios de um 4×4 com a imperativa presença visual de um carro maior, mas com um pacote mais compacto.
A edição especial do Defender SVX, limitada a 1.800 unidades, traz um pacote de acessórios com o estilo e sofisticação que jamais haviam equipado um Defender antes. Com pintura metálica de cor preta acetinado, o SVX estará disponível nas versões 90 e 110 Station Wagon (de acordo com o mercado).
Novos aspectos externos, incluindo rodas de liga leve, protetor frontal de alumínio reforçado, tubulares laterais, faróis de lentes transparentes e LED na parte traseira com luz especial para neblina. O veículo também apresenta manopla de câmbio exclusiva, novo sistema de áudio dotado de subwoofer e entrada USB.
O conceito LRX representa uma grande evolução no design da Land Rover e assinala a entrada da marca em direção a novos mercados, enquanto mantém a força dos demais modelos da marca. O veículo de três portas é mais compacto, pesa menos, possui tecnologias centradas na sustentabilidade e, tendo em vista as necessidades de um mundo em transformação, oferece potencia emitindo 120 g/km CO2, o que equivale a uma economia de combustível de 4.7 l/100 km (60 mpg), segundo padrão europeu de medida de consumo por quilômetro.