Para a DaimlerChrysler do Brasil, 2006 representa um marco histórico. Neste ano, a empresa está celebrando o 50.º aniversário da inauguração da fábrica de São Bernardo do Campo (SP).
Hoje, a unidade brasileira está comemorando 50 anos com a presença de Dieter Zetsche, "chairman" do Board of Management do Grupo DaimlerChrysler AG e responsável pelo Grupo Automóveis Mercedes, e Andreas Renschler, membro do Board of Management do Grupo DaimlerChrysler AG e responsável pelo Grupo Caminhões e Ônibus.
De acordo com Dieter Zetsche, "esses 50 anos de operações no Brasil contribuíram para a empresa acumular uma vasta experiência no mercado. Com essa experiência e baseada nos 100 anos de liderança na indústria automotiva, a marca Mercedes-Benz pode oferecer aos clientes produtos e tecnologia "premium". É por isso que somos líderes no mercado brasileiro no segmento de automóveis de luxo, de caminhões e de ônibus".
O início das atividades da unidade ocorreu exatamente em 28 de setembro de 1956 e contou com a presença de autoridades como o presidente Juscelino Kubitschek e o governador de São Paulo Jânio Quadros, além dos anfitriões Fritz Koenecke, presidente da então Mercedes-Benz da Alemanha, e Alfred Jurzykowski, da Mercedes-Benz do Brasil.
A unidade brasileira é hoje centro mundial de competência do Grupo DaimlerChrysler para desenvolvimento e produção de chassis de ônibus. Atuou também como responsável mundial pelo desenvolvimento do projeto dos caminhões leves da linha Accelo. E a planta de Juiz de Fora está se preparando para produzir a nova geração da Classe C Sports Coupé no começo do ano que vem. Essa vai ser a única planta a fabricar esse modelo.
Os motores e transmissões de classe mundiais feitos em São Bernardo do Campo (SP) equipam os caminhões M-Benz pesados montados na Europa e na América do Norte. Eles também estão presentes nos picapes da marca Dodge no México e nos Estados Unidos. Essa planta é o maior centro de produção de caminhões e ônibus Mercedes fora da Alemanha. Nela foram fabricados mais de 32 mil caminhões e 21 mil ônibus no ano passado. E exportados produtos para mais de 50 países ao redor do mundo.
"A DaimlerChrysler seguiu longo caminho nessas cinco décadas. Agora, apoiada pelos recursos globais do Grupo DaimlerChrysler posso dizer com total confiança que os próximos 50 anos serão ainda melhores", disse Dieter Zetsche, "chairman" do Grupo DaimlerChrysler.
