Dafra Roadwin 250 tem estilo agressivo

Instalada em Manaus, Amazonas, a marca de motocicletas Dafra foi criada apenas em 2008, mas ocupa o terceiro posto no “ranking” de unidades vendidas no País. Para manter a produção e aumentar sua participação, a empresa adotou a estratégia de firmar parcerias internacionais.

O mais novo acordo foi firmado com a sul-coreana Daelim, para fabricar a partir de janeiro de 2012 (ainda sem preço estipulado) o modelo esportivo Roadwin 250. Uma motocicleta equipada com motor de um cilindro, dotada de sistema de injeção eletrônica de combustível e refrigeração líquida, que fornece 24cv a 9.000 rpm e um torque de 1,93kgfm a 7.000rpm.

Um modelo para brigar com a Kawasaki Ninja 250 e com a recém-apresentada Honda CBR 250R. Totalmente carenada, com duplo farol dianteiro, a nova Dafra Roadwin 250 passou por um processo de ajuste e adaptações para atender as particularidades do mercado nacional.

Os testes consumiram cerca de 300 mil quilômetros rodados e 1.500 horas de simulações nos laboratórios de emissões de poluentes da fábrica amazonense. O estilo segue padrões nipônicos, com clara influência das superesportivas japonesas. A traseira, entretanto, foi completamente modificada (ganhou lanternas com luzes de LED, entre outras) em relação ao modelo coreano: um trabalho da engenharia brasileira, em acordo com a Daelim, para atender o gosto nacional.

O resultado foi um desenho interessante, proporcionando harmonia entre a dianteira e a traseira, complementado por banco em dois níveis e com alças de segurança para o passageiro. O escapamento tem saída convencional. Como nas superesportivas, a nova Dafra Roadwin 250 tem duplo freio a disco ventilado na dianteira, proporcionando bastante potência nas desacelerações. Na traseira, o freio também é a disco. As rodas são em liga leve, com aros de 17 polegadas de diâmetro, para propiciar maior agilidade nas mudanças de direção, como nas superesportivas de maior porte.

Seus pneus são os SportDemon, da Pirelli. O quadro de instrumentos também confere esportividade, com o conta-giros analógico em destaque e telas digitais com as demais informações. Ainda no quesito esportividade, o guidão é composto de semiguidões. A tampa do tanque de combustível tem desenho de competição. A suspensão traseira é do tipo mono, com 26mm de curso; e a suspensão dianteira, telescópica, com 128mm de curso. Com porte e estilo de modelo esportivo, a velocidade final declarada, porém, não impressiona: 130km/h. A nova Dafra Roadwin 250 será comercializada nas cores branca (nova tendência mundial) e vermelha.

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