Com o lançamento da ZIG, a Dafra Motos estréia no segmento da categoria CUB, ideal para o consumidor que busca uma motocicleta para o transporte diário ou para o lazer.
Além manter o conceito Dafra de moto completa de fábrica, com partida elétrica, rodas de liga leve, freio a disco na roda dianteira, entre outros itens, a Zig é equipada com motor OHC (Over Head Camshaft), quatro tempos, alcançando 7,8 cv aos 7.500 rpm de potência máxima, e já está enquadrada à norma PROMOT 3, nova regulamentação para emissão de poluentes. O “design”, característica marcante das motocicletas Dafra, apresenta um toque atual e arrojado na nova Zig.
Com linhas que privilegiam a ergonomia, com destaque para o assento em dois níveis antiderrapante, a nova Dafra oferece fácil dirigibilidade e ciclística ao condutor, tanto em percursos urbanos carregados ou em grandes distâncias.
Seu painel de instrumentos traz itens como velocímetro e hodômetro, além de indicadores do nível de combustível, acionamento dos faróis, seleção de marchas e de mudança de direção.
A Zig possui, ainda, porta-objeto sob o assento e alça do passageiro em alumínio. Seu sistema de transmissão é do tipo centrífuga, com acionamento efetuado por varetas especiais, o que possibilita maior precisão nos engates.
Essa tecnologia é similar à empregada no desenvolvimento de motocicletas de grande porte, o que a diferencia das demais CUBs presentes no mercado brasileiro.
A principal vantagem desta característica de acionamento é que ela proporciona um menor desgaste ao conjunto, pois submete as partes mecânicas a um menor nível de atrito no momento das trocas de marchas, elevando consideravelmente sua vida útil.
Como toda Cub, a seleção das marchas é efetuada sem a necessidade de utilização de embreagem, sendo necessária apenas a desaceleração da motocicleta.
A Zig é equipada, ainda, com balanceiro (balance shaft), o que contribui para que a motocicleta alcance o menor nível de vibração da categoria, outro grande diferencial.