Com 1.125 veículos em exposição, o Salão de Pequim se tornou uma das cinco principais exposições automobilísticas do mundo. Neste ano, o motorshow chega à sua décima segunda edição, e apostando na crescente e emergente população chinesa, as maiores montadoras do mundo estão presentes na mostra, que abriu as suas portas para o público na sexta-feira e vai até 2 de maio. Além dos tradicionais conceitos, também estão alguns modelos que irão desembarcar em breve no Brasil.

continua após a publicidade

Pelo lado das duas principais marcas chinesas, que investem em fábricas no Brasil, a JAC lança seu utilitário esportivo que será comercializado na China com o nome de S2 e que deve chegar ao Brasil em 2013. O modelo asiático terá câmbio manual ou automático e motor 2.0 turbo que, segundo a fábrica, desenvolve 160 cavalos de potência e tem velocidade máxima de 180 km/h. A marca ainda não definiu se adotará o nome S2 também no Brasil. Outros modelos da JAC que em breve estarão no mercado nacional é a nova versão do J6, que está todo mudado, e o pequeno J2. O novo J3, com mudanças estéticas e mecânicas, é outro modelo cotado para chegar até o fim do ano e a versão nacional terá motor flex sem o tanquinho de gasolina.

Entre as novidades da Chery, a que chega mais rapidamente aqui é o Celer, um sedã pequeno que deve ser vendido até o fim do ano. Outros dois carros da marca tiveram mudanças: o QQ, com frente nova, e o Tiggo, que foi remodelado. Mas a Chery Brasil não revelou quando estas novidades estarão disponíveis no mercado nacional.

A Fiat comparece no salão com o sedã Viaggio, que deverá ser produzido no Brasil para substituir o Fiat Linea. Baseado na plataforma do Dodge Dart e primeiro projeto global da Fiat em conjunto com a Chrysler, o carro terá na China os motores 1.4 T-Jet com 120 e 150 cavalos de potência com câmbio manual ou automático de seis velocidades de dupla embreagem.

continua após a publicidade

Com o nome de Sylphy, a nova geração do Sentra é a principal atração da Nissan. O sedã médio, lançado em 1982 para competir com Toyota Corolla e Honda Civic, está incluído no programa de lançamentos da marca que prevê cinco novos carros até o final de 2013. A sétima geração do Sentra começa a ser produzida no México até o final deste ano, e deve chegar ao Brasil já em 2013.

Futuro

continua após a publicidade

A Peugeot revela na mostra chinesa o conceito de um SUV compacto batizado de Urban Crossover. Com proposta para desenvolver um modelo global, caso venha a se tornar realidade, o Urban seria no Brasil um concorrente do Ford EcoSport e Renault Duster. O Urban Concept foi desenhado a seis mãos pelos times de design em Paris, Xangai e São Paulo, casando a elegância de um sedã com as qualidades de um utilitário esportivo. O conceito traz muitos elementos que foram vistos no recém-apresentado 208, como as lanternas traseiras, o vinco no capô, os faróis e a grade, que representam os novos itens estilísticos da linguagem de design da Peugeot.

A Audi está presente com o conceito RS Q3, que utiliza como base o utilitário esportivo compacto Q3 e está mais esportivo nesta versão. Além de mudanças estéticas, como nova parte dianteira, o modelo tem novo motor 2.5 TFSI que gera 360 cavalos de potência máxima. Com câmbio de sete velocidades S Tronic, o RS Q3 é capaz, de acordo com a marca, de chegar a 100 km/h em 5,2 segundos. Sua velocidade máxima declarada é de 265 km/h.

Divulgação
O Peugeot Urban é um dos modelos apresentados no Salão de Pequim e que seria concorrente do EcoSport aqui no Brasil.