Oferecer não apenas produtos de qualidade, mas também garantir aos seus usuários condições para usufruí-los com conforto e segurança, faz parte da filosofia mundial da Honda.

continua após a publicidade

Acompanhando esta diretriz, há mais de uma década a empresa incentiva sua rede de concessionárias a oferecer cursos de pilotagem com segurança aos motociclistas. O sucesso da iniciativa pode ser comprovado pelo número de participantes, que tem crescido significativamente: apenas nos cinco primeiros meses deste ano, 5.882 pessoas passaram pelos treinamentos, número que representa o dobro de motociclistas treinados no mesmo período de 2008.

Nos chamados Centros Educacionais de Trânsito das Concessionárias (CETC), distribuídos por todos os estados do País, os cursos são oferecidos.

São ministrados por instrutores de pilotagem altamente capacitados e treinados pela própria Honda em seus CETHs (Centros Educacionais de Trânsito Honda), localizados em Indaiatuba (SP) e Recife (PE).

continua após a publicidade

Podem participar das atividades tanto pessoas comuns da sociedade quanto profissionais que utilizam a motocicleta para o trabalho. A maioria dos treinamentos é dividida numa parte teórica e outra prática.

Durante a aula teórica, são abordados as características e comandos da motocicleta; inspeção preventiva; equipamentos de proteção; postura básica; técnicas em curvas; técnicas de frenagem; posicionamento da motocicleta; visibilidade; estratégias de condução e pilotagem no trânsito.

continua após a publicidade

Durante a aula prática são aplicados exercícios na pista do CETC ou outro local propício, utilizando as técnicas de alameda grande e pequena (o motociclista percorre uma seqüência de cones, formando um zig zag); “slalon” duplo (que simula a aproximação de curvas e retomada de velocidade); “slalon” simples (com desvio rápido de direção), além de exercícios de frenagem.

Para se candidatar, basta fazer o cadastro no site de uma concessionária que ofereça o serviço. Assim que a próxima turma estiver formada, os responsáveis pelo treinamento entram em contato com o usuário interessado e informam a data de realização do curso. Há 11 anos, os Centros Educacionais de Trânsito contribuem para a formação de um trânsito mais seguro em suas cidades.