O analista de sistemas curitibano José Augusto Cavalari é um dos mais destacados colecionadores de motonetas antigas de que se tem conhecimento por estas bandas.
A sua paixão pelas motonetas teve início em 1982, quando adquiriu uma Vespa fabricada em 1962, ou seja, há 27 anos.
De lá para cá, a sua coleção foi aumentando à medida que os anos passavam e hoje ele conta com mais de 20 veículos, entre motonetas, ciclomotores e triciclos de vários modelos e ano de fabricação, muito bem restaurados e conservados.
São 11 Lambrettas modelo LD – 150cc de 1957 a 1960; 5 Lambrettas modelo LI – 150 e 175cc – de 1962 a 1965; 3 Lambrettas modelo Chíntia de 1971 a 1974; 1 Lambretta modelo MS com minissaia – 150cc – 1974; 1 Lambretta modelo Tork 1973; 1 Lambretta modelo Chispa 1974; 3 Vespas modelo M3 1958; 1 Vespa modelo M3 1962; 1 Vespa modelo M4 1962; 2 Vespas modelo 150 Super 1979; 1 Vespa modelo 150 Super 1980; 4 Vespas modelo PX 200 de 1986 a 1987; e 4 ciclomotores Garelli modelo Kátia da década de 1970.
Mas, um dos veículos mais interessantes do acervo motociclístico de Cavalari é um triciclo marca Piaggio, modelo Pick Up chamado Vespacar, fabricado na Índia e com capacidade para transportar até 295 quilos.
Este veículo tem motor de ciclo de 4 tempos com 175cc, 1 cilindro, caixa de câmbio de 4 marchas, transmissão por pinhão, coroa e corrente, sistema elétrico de 12 volts, aros de 8 polegadas, pneus tamanho 8×400 e portas de lona.
Em recente encontro de motocicletas antigas, Cavalari compareceu com a Vespacar e chamou a atenção dos antigomotociclistas. Beleza: restaurar e conservar motonetas é cultura também!