Como em todos os modelos Audi, o TT Coupé privilegia a segurança do motorista e dos passageiros. Com a nova combinação de metais (aço e alumínio), o carro ganhou uma estrutura reforçada de alumínio, que cria uma célula protetora e garante maior proteção em colisões dianteiras. E possui ainda, barras de proteção lateral nas portas.
O Audi TT 2.0 TFSI é equipado com rodas de alumínio de 17 polegadas e pneus 245/45 R17 com tecnologia ?run-flat?. Se furados, os pneus permitem que o carro continue em movimento por cerca de 50 km a uma velocidade máxima de 80 km/h. O carro também vem equipado com sistema que monitora a pressão dos pneus.
E o desempenho? Nesse ponto a marca dos quatro anéis caprichou. O motor FSI 2.0, eleito pelo terceiro ano consecutivo como o melhor propulsor da Europa, esbanja força e dá ao esportivo o desempenho que ele merece. Equipada com a transmissão S-Tronic, esta motorização faz o TT acelerar de 0 a 100 km/h em 6,4 segundos e atingir a velocidade máxima de 240 km/h (limitada eletronicamente).
A vocação esportiva do modelo se faz presente desde o momento que o motorista liga a chave. O ronco do motor, a facilidade com que ganha velocidade e a estabilidade nas curvas são alguns detalhes. O motorista tem a seu dispor um carro ?nervoso? a qualquer rotação, uma vez que o torque máximo está disponível entre 1.800 e 5.000 rpm. A potência máxima é alcançada na faixa de 5.100 e 6.000 rpm. Segundo informações da Audi, o TT tem consumo médio de 12,9 km/l.
Durante o ?test-drive? de cerca de 40 quilômetros programado pela Audi em São Carlos, no interior de São Paulo, pode-se ter uma noção do que o TT é capaz. Isso porque, além dos trechos de estrada, a marca disponibilizou uma pista de testes da empresa aérea TAM para que os jornalistas pudessem testar a estabilidade do modelo numa prova de ?slalon? e realizar as acelerações de 0 a 100 km/h. Pneus de alta performance, controle eletrônico de estabilidade, e ajustes no sistema de suspensão são outros fatores que fazem o modelo ficar ?na mão? do condutor.
O novo TT conta ainda com opcionais: luzes auto-adaptativas (R$ 2.410), dois tipos de rodas de 18? (R$ 7.450, no modelo de dez raios, e R$ 8.520, no desenho de sete braços) e o pacote de couro estendido (que abrange a forração do painel e console). Este pelo preço de R$ 4.900. Por isso, pode-se dizer que o Audi TT é um privilégio de poucos, por R$ 219 mil. (BN)
Ficha técnica
Motor: Dianteiro, transversal, 4 cilindros, 16 válvulas, injeção direta de combustível, turbocharger
Cilindrada : 1.984 cm³
Potência: 200 cv entre 5.100 e 6.000 rpm
Torque : 28,6 kgfm entre 1.800 e 5.000 rpm
Taxa de compressão: 10,3:1
Câmbio: S-Tronic com sistema de dupla embreagem e controle eletrohidráulico
Comprimento : 4,17 m
Largura : 1,84 m
Altura : 1,35 m
Entre-eixo : 2,46 m
Porta-malas: 290 litros
Peso : 1.230 kg
Suspensão: Dianteira – tipo McPherson/Traseira – Four-link
Freios: Hidráulico, a discos ventilados nas quatro rodas dotados de ESP
Tanque: 55 litros
Preço: R$ 219.000