Na última segunda-feira (11), durante a abertura do Salão de Detroit, a Volkswagen apresentou a imprensa especializada, novo cupê compacto conceitual que pode antecipar as formas da futura geração do Jetta.
O veículo, cujo nome ainda não foi revelado, é um híbrido que utiliza o motor 1.4 TSI, de 150 cv de potência e 22,4 kgfm de torque, em conjunto com um propulsor elétrico, responsável por incluir mais 27 cv no sistema.
Segundo Walter de Silva, responsável pela área de design da marca, a montadora apresentará no próximo mês uma variante 4 portas do modelo, a qual dará detalhes mais concretos do futuro sedã médio da fabricante.
A união dos dois sistemas de propulsão permite com que o cupê acelere aos 100 km/h em 8s6 e atinja a velocidade máxima de 227 km/h, sem sacrificar o meio ambiente.
De acordo com a VW, o modelo emite apenas 98 g/km de CO2 e tem consumo médio de 23,8 km/l. Para atingir tal marca a VW investiu no gerenciamento eletrônico e nos motores.
Em tráfego pesado o motor elétrico assume a função de mover o veículo até que a bateria de 1,1 kWh se descarregue, momento em que o propulsor a gasolina assume a função de mover o modelo e estocar eletricidade para o sistema elétrico. O veículo conceitual da VW também utiliza o sistema Start-Stop (que desliga o motor do veículo quando este se encontra parado).
Seu sistema de freios regenerativos, aproveita a velocidade do veículo para gerar eletricidade; há um sistema de embreagem que desacopla o motor elétrico do eixo, de modo a permitir com que o protótipo não perca velocidade exageradamente no momento em que o motorista retirar o pé do acelerador. Quando a potência máxima se faz necessária os dois motores trabalham em conjunto.
O cupê conceito da Volks, que possui 4,54 m de comprimento, 2,65 m de entreeixos, 1,78 m de largura e 1,41 m de altura tem espaço e capacidade para transportar quatro pessoas e possui porta malas com 380 litros de capacidade.
Entre seus itens de série se destacam: computador de bordo, com tela “touch screen” de 8″, rodas de aro 19 polegadas, faróis de “led”, volante multi-função e aerofólio traseiro.