Pacotes devem ser guardados no porta-malas. |
Quando o assunto é segurança existem dois tópicos a serem tratados: a direção preventiva contra acidentes e a direção evasiva contra assaltos. Devido ao aumento da violência nos centros urbanos, as empresas estão proporcionando cursos de direção evasiva. A maior vitima desses assaltos são as mulheres, por representarem um alvo fácil. Por isso, o Jornal do Automóvel compilou algumas dicas para você aprender como lidar com essa constrangedora situação. Quando estiver no carro, transporte tudo no porta-malas: bolsa, pastas, casacos, volumes. Sacolas, presentes e pacotes também “convidam” o ladrão. A segurança básica inclui portas travadas, vidros fechados, cinto de segurança e volumes no porta-malas.
No semáforo, procure parar sempre na pista da direita. Os elementos estão sempre do lado do motorista, por ser mais fácil de abordar e fugir. Esteja atento aos arredores, ao ambiente, aos suspeitos e evite se posicionar para dificultar sua ação. Ao avistar o sinaleiro (semáforo) vermelho, procure reduzir a velocidade. Pode ser que o sinal fique verde antes de ser necessário frear o carro. Não existe assalto com o carro em movimento.
Técnica de posicionamento inteligente recomenda ao motorista procurar posicionar-se entre os carros atrás à direita. Mantenha distância do carro da frente, mas se observar movimento suspeito, vá para a frente “colado” no carro a sua esquerda, para dificultar a abordagem. Não ligue se o motorista olhar feio, ele não entende nada de segurança.
Se não puder evitar o assalto, nunca reaja, não tente fugir. Encurte o tempo (não enrole). Não faça movimentos bruscos. Não porte armas, pois não haverá tempo e nem oportunidade de usá-las. Então, por que carregá-las? Caso o ladrão descubra, ficará com mais uma arma.
Além disso, tente ficar ou parecer calma, com fala mansa, obedeça e peça autorização e avise quando fizer algum movimento (por exemplo: ao desengatar o carro ou pegar um objeto) caso contrário, o ladrão pode pensar que se trata de uma reação. Carregue mais dinheiro (para satisfazer o ladrão) e menos cartões.
Após a ocorrência, não persiga o ladrão, na verdade, afaste-se do local. Não chore ou entre em desespero. Ligue rapidamente para o 190 com todas as informações possíveis em mãos ou na ponta da língua (endereço preciso, descrição, direção da fuga etc.), e encaminhe-se para a Delegacia mais próxima ao fato (não da sua casa) para registrar a ocorrência.