Fruto de projeto global, o Chevrolet Cruze tem linhas modernas que misturam tendências dos principais mercados do mundo. Do motor à plataforma, tudo no Cruze é novo. De frente, identifica o DNA Chevrolet do Cruze, a grade em colméia e barra com a gravatinha estampada no meio.
Completam o visual frontal os vincos acentuados nas laterais do capô e os faróis, cujo desenho acompanha a curvatura do pára-lama dianteiro. A frente tem boa altura e não raspa em entradas e saídas de rampa. As rodas de liga leve com vários raios reforçam a elegância da versão avaliada, a topo de linha LTZ. As linhas da traseira estão bem incorporadas ao conjunto. A barra cromada acima da placa lhe dá sobriedade.
As lanternas estão niveladas com a carroceria. São de bom tamanho e recorte que invade a tampa do porta-malas. Sensores de estacionamento ajudam bem nas manobras em marcha a ré, uma vez que a visibilidade traseira não é das melhores. O porta-malas tem bom acesso e capacidade razoável. Mas falta rede para prender pequenos objetos.
O espaço interno proporciona conforto para quatro adultos, mas o passageiro do meio do banco traseiro é incomodado pelo apoio de braço embutido no encosto e pelo túnel central. O interior do Cruze é farto em porta-trecos. Quanto a segurança, de série o Cruze LTZ traz “airbags” duplo frontal, laterais e de cortina; freios ABS com EBD (distribuição eletrônica da força de frenagem) e PBA (assistência de frenagem de pânico); controle de tração estabilidade, três cintos e três apoios de cabeça no banco traseiro e sistema Isofix para fixação de cadeirinha infantil.
Rodando com o Cruze na cidade, em baixa velocidade (entre 40 e 60 km/h), o tratamento acústico isola bem o ruído do motor. A suspensão é firme e transmite segurança ao rodar. Mas as rodas de 17 polegadas fazem com que a aspereza de alguns buracos seja sentida pelos passageiros. As trocas de marchas são suaves e quase que imperceptíveis. Com 90% do torque disponível a partir de 2.200 rpm, o Cruze demonstra agilidade no trânsito.Com assistência elétrica, a direção se mostra muito firme e respostas ágeis, o que deixa a condução muito mais interessante.
Na estrada, o motor Ecotec exige que o motorista acelere mais fundo para conseguir desempenho interessante. Ao se pisar forte, ouve-se bem o barulho do motor invadindo a cabine. Mas a aceleração não empolgará quem espera um carro com dotes esportivos. Com a velocidade estabelecida, a sexta marcha cumpre o seu papel e torna o rodar mais suave. Os freios, com ABS, EBD e PBA, também se mostraram satisfatórios quando foram exigidos, mantendo a trajetória do carro até a parada total. Acreditamos que o Cruze tem atributos para conquistar consumidores do Civic e Corolla, modelos a serem batidos. Preço sugerido do Cruze LTZ Automático avaliado: R$ 78.900,00.
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