Visto por mais de meio milhão de pessoas durante o 28.º Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, realizado em outubro de 2004, o CrossFox chamou a atenção pelo seu design agressivo, valente, jovial, esportivo e aventureiro. Além de satisfazer o desejo de um novo perfil de cliente com este lançamento, a Volkswagen rejuvenesce sua marca e comprova a sua flexibilidade para produzir exatamente o que o cliente quer com qualidade, conforto e tecnologia na medida certa , a um preço que cabe no bolso. O CrossFox nasce dentro do novo conceito mundial da marca Volkswagen: ?Perfeito para a sua vida?.
Paixão pela natureza
Para quem tem espírito de aventura
As principais características da valentia do CrossFox podem ser percebidas com um simples olhar. A suspensão elevada em 31 mm, somada aos 22 mm conferidos pelos pneus, faz o novo utilitário esportivo compacto ficar 53 mm mais alto e imponente que o Fox. Com a suspensão e os pneus devidamente redimensionados, o CrossFox tem disposição para transpor obstáculos em pisos irregulares, além de proporcionar melhor visibilidade para o motorista e conforto para os ocupantes. Outros itens que se destacam visualmente são o estepe externo (com roda de liga-leve), quebra-mato integrado ao pára-choque, rack de teto, faróis de longo alcance, estribos e molduras laterais.
A robustez e a agressividade do novo utilitário esportivo compacto da Volkswagen do Brasil são realçadas pela nova pintura Prata Satim, presente no quebra-mato integrado ao pára-choque, rack de teto e estribos laterais. O modelo é equipado com rodas de liga-leve de 15 polegadas.
Internamente, o CrossFox possui a praticidade e a versatilidade já conhecidas da família Fox, compostas por itens exclusivos que não se encontram nos modelos fora-de-estrada vendidos no mercado nacional. Destacam-se os 17 porta-objetos, que representam 32 litros de volume total (com espaço, inclusive, para garrafas de água mineral de um litro e meio e porta-revistas), o porta-luvas na forma de uma gaveta sob o banco do motorista e o banco traseiro que corre sobre trilho, com ajuste longitudinal (sistema ARS). Também como o Fox, o CrossFox foi construído a partir de uma plataforma com cinco passageiros bem acomodados internamente, num processo inovador criado pelos designers da Volkswagen do Brasil, denominado Designed Around the Passengers (desenvolvido ao redor dos passageiros).
Quanto à mecânica, o CrossFox possui o DNA Volkswagen da melhor engenharia e tecnologia alemã, o que é sinônimo de qualidade e resistência. Equipado com o motor 1.6 8V Total Flex, que garante flexibilidade e economia ao proprietário na hora de encher o tanque, o CrossFox tem o torque que garante valentia na medida certa para as suas necessidades. Desenvolve potência de 101 cavalos, abastecido só com gasolina, e de 103 cavalos, com álcool. Com gasolina, acelera de 0 a 100 km/h em 11 segundos e desenvolve velocidade máxima de 175 km/h. Com álcool, desenvolve o mesmo percurso em apenas 10,8 segundos, com velocidade máxima de 177 km/h. O CrossFox tem direção hidráulica de série, tração dianteira e câmbio manual de cinco marchas.