Apresentado originalmente em outubro de 2003 como carro conceito durante o lançamento do Fox duas portas, o CrossFox 1.6 Total Flex chega à rede de concessionárias Volkswagen em tempo recorde 18 meses inaugurando um novo segmento de utilitários esportivos. Compacto para quem vê e valente para quem anda, o CrossFox é o modelo com espírito off-road mais acessível do mercado nacional, que foi lançado oficialmente na última quarta-feira (30/3), em Campo do Jordão, interior de São Paulo, para a imprensa especializada do País.
Visto por mais de meio milhão de pessoas durante o 28.º Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, realizado em outubro de 2004, o CrossFox chamou a atenção pelo seu design agressivo, valente, jovial, esportivo e aventureiro. Além de satisfazer o desejo de um novo perfil de cliente com este lançamento, a Volkswagen rejuvenesce sua marca e comprova a sua flexibilidade para produzir exatamente o que o cliente quer com qualidade, conforto e tecnologia na medida certa , a um preço que cabe no bolso. O CrossFox nasce dentro do novo conceito mundial da marca Volkswagen: ?Perfeito para a sua vida?.
Segundo membro da família Fox, o CrossFox vai além de ser um carro inovador, que combina excelente dirigibilidade e tecnologia com o visual imponente e arrojado de um utilitário esportivo. Ele estréia no mercado nacional um segmento que até agora não havia sido explorado por nenhuma marca o dos utilitários esportivos compactos. O CrossFox é um SUC (Sport Utility Compact), um carro único, uma nova fronteira aberta pela Volkswagen. O modelo foi desenhado pela mesma equipe de designers que criou o Fox, primeiro carro mundial desenvolvido inteiramente pela Volkswagen do Brasil. O seu chassi tem como base a plataforma do Polo, um dos modelos Volkswagen de maior sucesso, reconhecido pela sua durabilidade, sofisticação e alta tecnologia.
Paixão pela natureza
?Do carro-conceito à produção em série, o lançamento do CrossFox é uma prova de que a Volkswagen está cada vez mais sintonizada com o desejo do cliente, não mede esforços para satisfazê-lo e quer ouví-lo cada vez mais. Foi essa proximidade que nos indicou uma nova tendência, a dos utilitários esportivos compactos, que agora começamos a trilhar com pioneirismo graças ao CrossFox?, afirma Hans-Christian Maergner, presidente da Volkswagen do Brasil. ?É por isso que a Volkswagen é uma marca perfeita para a vida das pessoas. Nosso mix de produtos, cada vez mais completo, tem opções para todos os gostos e bolsos. As pessoas optam cada vez mais por um Volkswagen porque aprendemos a satisfazê-las em suas expectativas e necessidades?, acentua Hans-Christian Maergner.
Nas pesquisas e consultas que realizou para o lançamento do CrossFox, a Volkswagen detectou que há um segmento de mercado inexplorado, formado por pessoas de espírito jovem e aventureiro, que desejam possuir um veículo compacto, com características externas marcantes de off-road, mas que também seja ágil e útil para o dia-a-dia na cidade. Os consumidores que constituem esse segmento são pessoas antenadas e modernas, que valorizam o design, a tecnologia, a dirigibilidade, o conforto e a imagem pessoal que um veículo incorpora ao seu proprietário. Quem deseja o CrossFox é, ainda segundo indicadores das pesquisas, uma pessoa que mistura estilo de vida urbano com paixão pela natureza.
Para quem tem espírito de aventura
As principais características da valentia do CrossFox podem ser percebidas com um simples olhar. A suspensão elevada em 31 mm, somada aos 22 mm conferidos pelos pneus, faz o novo utilitário esportivo compacto ficar 53 mm mais alto e imponente que o Fox. Com a suspensão e os pneus devidamente redimensionados, o CrossFox tem disposição para transpor obstáculos em pisos irregulares, além de proporcionar melhor visibilidade para o motorista e conforto para os ocupantes. Outros itens que se destacam visualmente são o estepe externo (com roda de liga-leve), quebra-mato integrado ao pára-choque, rack de teto, faróis de longo alcance, estribos e molduras laterais.
A robustez e a agressividade do novo utilitário esportivo compacto da Volkswagen do Brasil são realçadas pela nova pintura Prata Satim, presente no quebra-mato integrado ao pára-choque, rack de teto e estribos laterais. O modelo é equipado com rodas de liga-leve de 15 polegadas.
Internamente, o CrossFox possui a praticidade e a versatilidade já conhecidas da família Fox, compostas por itens exclusivos que não se encontram nos modelos fora-de-estrada vendidos no mercado nacional. Destacam-se os 17 porta-objetos, que representam 32 litros de volume total (com espaço, inclusive, para garrafas de água mineral de um litro e meio e porta-revistas), o porta-luvas na forma de uma gaveta sob o banco do motorista e o banco traseiro que corre sobre trilho, com ajuste longitudinal (sistema ARS). Também como o Fox, o CrossFox foi construído a partir de uma plataforma com cinco passageiros bem acomodados internamente, num processo inovador criado pelos designers da Volkswagen do Brasil, denominado Designed Around the Passengers (desenvolvido ao redor dos passageiros).
Quanto à mecânica, o CrossFox possui o DNA Volkswagen da melhor engenharia e tecnologia alemã, o que é sinônimo de qualidade e resistência. Equipado com o motor 1.6 8V Total Flex, que garante flexibilidade e economia ao proprietário na hora de encher o tanque, o CrossFox tem o torque que garante valentia na medida certa para as suas necessidades. Desenvolve potência de 101 cavalos, abastecido só com gasolina, e de 103 cavalos, com álcool. Com gasolina, acelera de 0 a 100 km/h em 11 segundos e desenvolve velocidade máxima de 175 km/h. Com álcool, desenvolve o mesmo percurso em apenas 10,8 segundos, com velocidade máxima de 177 km/h. O CrossFox tem direção hidráulica de série, tração dianteira e câmbio manual de cinco marchas.