Agora é oficial: o Chevrolet Corvette ZR1 2009 é o carro mais potente da história da General Motors, com surpreendentes 647 cv (638 hp) sob o capô. O modelo chega à velocidade máxima de 330 km/h (205 mph). Os números realmente impressionam e foram comprovados recentemente através da certificação da SAE (Sociedade de Engenharia Automotiva), dos Estados Unidos.
Quando o Chevrolet Corvette ZR1 2009 foi apresentado no NAIAS 2008 (Salão do Automóvel Internacional Americano) em Detroit, no começo deste ano, a potência específica do Chevrolet Corvette ZR1 2009 foi ?estimada? em 100 hp/litro). Agora, com a finalização da certificação verificou-se que o carro é muito mais forte e rápido.
O responsável por todo este ?poder Chevrolet? é o motor LS9 V8 6.2 litros Supercharger, que possui o surpreendente torque de 83,5 kgfm. A potência específica deste propulsor é de mais de 104 cv por litro.
?Um dos fatos mais extraordinários sobre o Corvette ZR1 é o nível de refinamento que nossos projetistas e engenheiros conseguiram. Mesmo com toda essa potência, este carro apresenta características de rodagem que permitirão aos nossos clientes desfrutá-lo nas ruas e estradas como um motorista comum?, destaca Ed Peper, gerente-geral da marca Chevrolet.
Artesanal
O motor LS9 é fabricado ?artesanalmente?, ou seja, produzido manualmente por técnicos especialmente treinados no Performance Build Center da GM, sediado em Wixom, Michigan. Trata-se de uma fábrica de motores exclusivos e de pequeno volume, que também faz o motor LS7 do Chevrolet Corvette Z06 e outros motores de alto desempenho da empresa.
?Testes de durabilidade e de confiabilidade mostraram que o motor é robusto e de baixa manutenção?, afirmou Sam Winegarden, diretor-executivo da engenharia de Motores da GM Powertrain.
Externamente, o capô do motor possui um ressalto que permite uma folga adequada para o LS9, enquanto um visor de policarbonato permite visualizar a tampa do ?intercooler? de aplicações na cor azul ZR1 e ?LS9 Supercharged? , gravados nos lados direito e esquerdo.
O segredo do desempenho do LS9 é a primeira aplicação de produção da indústria de um ?supercharger? do tipo Roots, que possui um projeto exclusivo com quatro rotores.
Por isso, ele tem um desempenho mais suave e eficiente, enquanto que a grande cilindrada do compressor de 2.3 litros assegura volume de ar adequado em altas rotações. Seu baixo torque final é fantástico e a carga de alta rotação do ?supercharger?, simplesmente extraordinária.
