Apesar de ter sido desenvolvido com base no carro de corridas C6-R, o Corvette Z06 ganhou linhas totalmente originais, diferentes dos outros modelos de produção Corvette. O modelo possui dianteira ampla com a abertura de grade voltada para frente, bem na parte inferior do carro, com os faróis de neblina nas extremidades. Há, ainda, um coletor de ar frio localizado também na dianteira do capô que integra um sistema de tomada de ar para o motor. Logo acima do logo da Corvette. Completa o desenho o conhecido conjunto ótico com três peças pequenas redondas.
O Z06 mede 4,44 metros de comprimento e 1,93 metro de largura. Tem a estrutura da carroceria de alumínio, pára-lamas dianteiros e coberturas das rodas dianteiras de material composto à base de fibra de carbono.
O interior do Corvette Z06 é o de um autêntico esportivo. Há couro preto por todos os lados e muitos itens em aço escovado. Tem espaço apenas para duas pessoas, que são separadas por um grande console, onde estão localizadas as alavancas do câmbio manual e do freio de estacionamento e porta-objetos. Na parte central, sistema de som, do ar-condicionado e saídas de ar.
O Z06 esbanja beleza. É ideal para ser dirigido nos finais de semana, a passeio e sem pressa. É uma preciosidade para ser exibida. (BN)
Olho clínico
Para se ter uma idéia do cuidado da engenharia da GM, esse propulsor foi fabricado a mão no Powertrain Performance Build Center da marca, em Wixom, Michigan, e fica para a história como o motor de bloco pequeno de maior cilindrada produzido pela GM.
Durante o percurso escolhido para a avaliação, não conseguimos nem chegar perto da velocidade máxima que esse Corvette atinge. Mal conseguimos engatar a quinta marcha. Essa máquina "voa" e é preciso ter cuidado para dirigir o bólido. Com tanta potência no motor, exige muito cuidado nas curvas mais fechadas. Se tiver alguma ondulação, então, o cuidado deve ser redobrado. O "piloto" pode até "rodar" na pista.
Dirigir o Corvette Z06 é indescritível.
O motorista sente na primeira acelerada o "poder" do potente motor de 512 cavalos. O carro "anda" muito. A troca das marchas é precisa e macia. A suspensão é endurecida, como acontece nos autênticos superesportivos, mas nada que interfira no conforto dos ocupantes. A posição de dirigir é confortável. Ele acelera de 0 a 100 km/h em 4 segundos e atinge a velocidade máxima de 305 km/h, segundo a montadora. E só para matar a curiosidade, o Corvette Z06 custa US$ 75 mil nos Estados Unidos. (BN)
FICHA TÉCNICA
Construção: Painéis da carroceria de compostos e fibra de carbono, estrutura de alumínio hidroformada com componentes do chassi e estruturas em alumínio e magnésio.
Local de fabricação: Bowling Green, Kentucky, EUA.
Motor: LS7 V8 7.0 litros
Cilindradas: 7.011,3 cc
Diâmetro e curso: 104,8 x 101,6 mm
Material do bloco: Alumínio fundido
Material do cabeçote: Alumínio fundido
Trem de válvulas: OHV, 2 válvulas por cilindro
Suprimento de combustível: SFI (injeção sequencial de combustível)
Taxa de compressão: 11:1
Potência: 512 cv a (373 a 6.200) rpm
Torque: 65,7 kgf (657 a 7800) rpm
Transmissão: Tremec manual de 6 marchas
Suspensão dianteira: Braço longo/curto (SLA), "double wishbone" com braços longos e curtos, braços de controle inferior e superior em alumínio fundido, molas transversais, amortecedor.
Suspensão traseira: Braço longo/curto (SLA), "double wishbone" com braços longos e curtos, braços de controle inferior e superior em alumínio fundido, mola, transversais, amortecedor.
Controle de tração: Controle eletrônico de tração, manejo ativo.
Freios tipo: Hidráulico a disco com ABS, dianteira e traseira, com pinças de 6 pistões na dianteira e 4 pistões na traseira, discos perfurados
Espessura x diâmetro: dianteiro: 355 x 32 traseiro: 340 x 26
Rodas: dianteiras: 18 pol. x 9,5 pol. Traseiras:19 pol. x 12 pol.
Pneus: dianteiros: P275/35Z R18. Traseiros: P325/30Z R19.
Distância entre eixos: 2,62 metros
Comprimento total: 4,45 metros
Largura total: 1,93 metros
Altura: 1,24 metros
Peso em ordem de marcha: 1.420 Kg
Desempenho: Aceleração de 0 a 100 km/h: 4 segundos
Velocidade máxima: 305 km/h
Preço nos EUA: US$ 75 Mil (referente a junho de 2006)