Dia muito especial foi promovido pela GM do Brasil para que os jornalistas pudessem dirigir modelos produzidos em outros mercados e não vendidos no Brasil, como o conversível Pontiac Solstice, o Chevrolet Cobalt SS, o Hummer H3 e o Corvette Z06 2006. E foi este último, o carro mais rápido e potente oferecido pela Chevrolet, que detalharemos nesta primeira matéria da série.
Apesar de ter sido desenvolvido com base no carro de corridas C6-R, o Corvette Z06 ganhou linhas totalmente originais, diferentes dos outros modelos de produção Corvette. O modelo possui dianteira ampla com a abertura de grade voltada para frente, bem na parte inferior do carro, com os faróis de neblina nas extremidades. Há, ainda, um coletor de ar frio localizado também na dianteira do capô que integra um sistema de tomada de ar para o motor. Logo acima do logo da Corvette. Completa o desenho o conhecido conjunto ótico com três peças pequenas redondas.
Visto de lateral, o Corvette chama ainda mais a atenção. Como bom esportivo, tem carroceria baixa (1,24 metro de altura), com a traseira curta e o capô mais alongado.
O Z06 mede 4,44 metros de comprimento e 1,93 metro de largura. Tem a estrutura da carroceria de alumínio, pára-lamas dianteiros e coberturas das rodas dianteiras de material composto à base de fibra de carbono.
O interior do Corvette Z06 é o de um autêntico esportivo. Há couro preto por todos os lados e muitos itens em aço escovado. Tem espaço apenas para duas pessoas, que são separadas por um grande console, onde estão localizadas as alavancas do câmbio manual e do freio de estacionamento e porta-objetos. Na parte central, sistema de som, do ar-condicionado e saídas de ar.
Seu volante de três raios oferece ótima empunhadura. Os instrumentos são de fácil manuseio e visualização. Um detalhe: o velocímetro é projetado na parte inferior do vidro. Só vendo para crer. Conta, ainda, com faróis xenônio, faróis de neblina, bancos de couro e ar-condicionado duplo. Entre os opcionais, sistema de áudio Bose com disqueteira de 6 CDs, rodas cromadas, bancos aquecidos, "air bags" laterais e sistema de navegação com GPS.
O Z06 esbanja beleza. É ideal para ser dirigido nos finais de semana, a passeio e sem pressa. É uma preciosidade para ser exibida. (BN)
Olho clínico
Lançado no Salão Internacional do Automóvel da América do Norte – Naias 2005 – o Corvette Z06 2006 é rápido e potente, oferecendo desempenho e tecnologia sem precedentes. O Corvette Z06 é um esportivo totalmente original, com seu próprio trem de força, chassi e estrutura da carroceria diferenciados das outras versões do Corvette. Para que esse superesportivo "voasse" nas pistas, os engenheiros da GM optaram em equipar o Z06 com motor V8 LS7 de 7.0 litros, que desenvolve 512 cavalos de potência máxima a 6.200 rpm e gera 65,7 mkgf de torque máximo a 4.800 rpm, segundo a montadora americana.
Para se ter uma idéia do cuidado da engenharia da GM, esse propulsor foi fabricado a mão no Powertrain Performance Build Center da marca, em Wixom, Michigan, e fica para a história como o motor de bloco pequeno de maior cilindrada produzido pela GM.
Para suportar esse motor mais potente, a transmissão manual de seis velocidades foi alterada e ganhou controle eletrônico. E para parar esse superesportivo, o sistema de freio é eficientíssimo. O Z06 conta com discos ventilados nas quatro rodas. E durante nossa avaliação na pista de testes da GM do Brasil, em Indaiatuba, interior de São Paulo, tivemos a oportunidade de comprovar sua eficiência. Embora não tenham sido exigidos tão a fundo, mostraram-se perfeitos. E não esperava que fosse diferente, afinal, o sistema de freio não pode falhar para um esportivo que alcança a velocidade de 305 km/h.
Durante o percurso escolhido para a avaliação, não conseguimos nem chegar perto da velocidade máxima que esse Corvette atinge. Mal conseguimos engatar a quinta marcha. Essa máquina "voa" e é preciso ter cuidado para dirigir o bólido. Com tanta potência no motor, exige muito cuidado nas curvas mais fechadas. Se tiver alguma ondulação, então, o cuidado deve ser redobrado. O "piloto" pode até "rodar" na pista.
Dirigir o Corvette Z06 é indescritível.
O motorista sente na primeira acelerada o "poder" do potente motor de 512 cavalos. O carro "anda" muito. A troca das marchas é precisa e macia. A suspensão é endurecida, como acontece nos autênticos superesportivos, mas nada que interfira no conforto dos ocupantes. A posição de dirigir é confortável. Ele acelera de 0 a 100 km/h em 4 segundos e atinge a velocidade máxima de 305 km/h, segundo a montadora. E só para matar a curiosidade, o Corvette Z06 custa US$ 75 mil nos Estados Unidos. (BN)
FICHA TÉCNICA
Carroceria/trasmissão: Cupê hatchback com duas portas e capota fixa; tração traseira.
Construção: Painéis da carroceria de compostos e fibra de carbono, estrutura de alumínio hidroformada com componentes do chassi e estruturas em alumínio e magnésio.
Local de fabricação: Bowling Green, Kentucky, EUA.
Motor: LS7 V8 7.0 litros
Cilindradas: 7.011,3 cc
Diâmetro e curso: 104,8 x 101,6 mm
Material do bloco: Alumínio fundido
Material do cabeçote: Alumínio fundido
Trem de válvulas: OHV, 2 válvulas por cilindro
Suprimento de combustível: SFI (injeção sequencial de combustível)
Taxa de compressão: 11:1
Potência: 512 cv a (373 a 6.200) rpm
Torque: 65,7 kgf (657 a 7800) rpm
Transmissão: Tremec manual de 6 marchas
Suspensão dianteira: Braço longo/curto (SLA), "double wishbone" com braços longos e curtos, braços de controle inferior e superior em alumínio fundido, molas transversais, amortecedor.
Suspensão traseira: Braço longo/curto (SLA), "double wishbone" com braços longos e curtos, braços de controle inferior e superior em alumínio fundido, mola, transversais, amortecedor.
Controle de tração: Controle eletrônico de tração, manejo ativo.
Freios tipo: Hidráulico a disco com ABS, dianteira e traseira, com pinças de 6 pistões na dianteira e 4 pistões na traseira, discos perfurados
Espessura x diâmetro: dianteiro: 355 x 32 traseiro: 340 x 26
Rodas: dianteiras: 18 pol. x 9,5 pol. Traseiras:19 pol. x 12 pol.
Pneus: dianteiros: P275/35Z R18. Traseiros: P325/30Z R19.
Distância entre eixos: 2,62 metros
Comprimento total: 4,45 metros
Largura total: 1,93 metros
Altura: 1,24 metros
Peso em ordem de marcha: 1.420 Kg
Desempenho: Aceleração de 0 a 100 km/h: 4 segundos
Velocidade máxima: 305 km/h
Preço nos EUA: US$ 75 Mil (referente a junho de 2006)