Corvette Moray: uma criação de Giorgetto e Giugiaro. |
Podemos dizer que o Chevrolet Corvette Moray é um sonho americano que se tornou realidade por intermédio dos sonhadores italianos, Giorgetto e Fabrizio Giugiaro, expoentes de um dos mais renomados estúdios de “designers” do mundo automotivo: o Italdesign.
O nome Moray é referência a uma enguia freqüentemente capturada por pescadores do Mar Mediterrâneo, que possui o nome científico de “muraena helena”.
Cinqüentenário
A escolha pela mecânica e pelo chassi do Chevrolet Corvette tem uma forte razão para receber a carroceria do Moray, já que Giorgetto e Fabrizio classificam esse automóvel fabricado nos Estados Unidos como sendo o “supremo símbolo dos carros esportes americanos”. Além disso, o lançamento desse novo modelo se completa com as comemorações do ano do cinqüentenário do Corvette.
Na frente os faróis quase não aparecem, já que são compostos de “leds” dispostos em seqüência, como se fossem filamentos de pequena altura, instalados no falso pára-choque, ao lado das lâmpadas para neblina. Uma grande abertura inferior para tomada de ar completa a parte dianteira do veículo.No lugar dos retrovisores, o carro vem equipado com duas câmeras de tv, que levam a imagem até o “display” posicionado no centro do console situado entre os dois bancos.
Nas laterais, notam-se as formas sinuosas da enguia, preconizadas pelos projetistas, e as entradas de ar atrás das caixas das rodas dianteiras, que são marcas registradas dos modelos Corvette, bem como a traseira seccionada na vertical com lanternas duplas circulares.O interior é revestido em couro nas cores azul e vermelho e detalhes cromados completam o painel, a alavanca de câmbio e o console central.
O estilo esportivo pode ser notado no volante de três raios, com inspiração no passado e o passageiro tem à disposição instrumentos que podem auxiliar o motorista em funções de co-piloto. Com respostas precisas, suaves e ágeis, o Corvette Moray atende prontamente ao seu potente motor Chevrolet V8, de 6.0 litros, que gera 400 cv de potência máxima, combinando com o perfeito balanço da suspensão de grande rigidez torcional. As rodas de 20 polegadas, também inspiradas em outros automóveis do passado, recebem pneus Michelin Pilot Sport.