A maior atração da Chevrolet no North American International Auto Show em Detroit, nos Estados Unidos, que começa no próximo sábado (10), será o Corvette Cupê 2005 C6 (foto).
Uma versão conversível do automóvel será apresentada ao público no primeiro semestre deste ano, com a produção programada para o terceiro trimestre. Trata-se da sexta geração do tradicional modelo, que substitui o C5, lançado em 1997.
Potência
O novo LS2 V-8 de 6,0 litros e bloco pequenos é o motor padrão do Corvette C6 2005. Baseia-se na nova linha de motores de bloco pequeno de quarta geração da GM. O LS2 eleva o padrão de desempenho do modelo, gerando níveis estimados de potência pico de 400 hp e 400 lb-pés de torque. É o maior e mais potente motor padrão de bloco pequeno já oferecido num Corvette. A caixa de câmbio manual Tremec, com seis marchas está disponível em duas configurações.
A transmissão automática Hydra-Matic 4L65-E é uma versão atualizada da 4L60-E do C5, reforçada e reprojetada para suportar o torque de 400 lb-pés do LS2. Inclui o Câmbio Avançado de Desempenho por Algoritmo da GM, que automaticamente seleciona a melhor marcha para uma determinada condição de estrada, tornando-o apropriado para direção de alto desempenho e curvas difíceis. A transmissão agora muda de câmbio em maior rotação do motor, visando desfrutar do maior rendimento do motor.
Inovação
O C6 apresenta faróis expostos, algo que desde 1962 não acontece em um Corvette em produção, pois todos os modelos anteriores sempre contaram com mecanismos para ocultar os faróis quando em desuso. Também dispõe de novas tecnologias eletrônicas, incluindo acesso remoto sem chave ao toque de um botão, além de características opcionais como display reconfigurável no nível dos olhos e sistema de navegação com DVD ativado por voz.
Três opções de suspensão permitem que os motoristas escolham a configuração que melhor se adapta ao seu estilo de direção – Padrão, Controle Magnético Seletivo de Percurso, e Pacote de Desempenho Z51. A suspensão opcional Controle Magnético Seletivo de Percurso F55 apresenta amortecedores magneto-reológicos capazes de detectar superfícies na estrada e ajustar as taxas de amortecimento com relação a essas superfícies quase que instantaneamente, para proporcionar melhor percurso e controle ao corpo. O Controle Magnético de Percurso foi lançado no cinqüentenário do Corvette, em 2003, e é a suspensão de reação mais rápida do mundo, substituindo válvulas mecânicas com reações quase que instantâneas de fluido magneto-reológico.