A Opel, subsidiária da GM, apresentou no Salão de Essen 2002 (Alemanha), novembro último, o novo Corsa com motor 1.6 turbo, capaz de levar o carro a 225 quilômetros horários.
Com estréia mundial do novo “roadster” da GM marcada para a abertura do campeonato alemão, este novo Opel Performance Car ? daí as iniciais OPC ? está equipado com um motor sobrealimentado de 1.6 litros Ecotec capaz de fornecer 175 cv de potência máxima e um torque máximo de 21,0 kgfm. Este novo conceito de motor permite ao Corsa OPC atingir uma velocidade máxima de 225 km/h e acelerar de zero aos 100 km/h em apenas 7,9 segundos.
Um carro com esse propulsor precisa ter um conjunto de atributos que lhe garantam segurança e resistência para tamanho desempenho. Para isso, o chassis esportivo DSA (Dynamic Safety) foi especialmente desenvolvido para responder à elevada performance e a suspensão foi rebaixada em cerca de 25 milímetros, o que veio aumentar a agilidade e melhorar o comportamento dinâmico, garantindo o elevado nível de segurança pretendido.
O câmbio de cinco velocidades “high ratio” foi reescalonado para atender às necessidades desse novo carro, pois a concepção agora é de um esportivo de grandes respostas às pressões no pedal do acelerador. Os freios, com discos ventilados nas rodas dianteiras e com tambores atrás, vêm equipados com sistema antibloqueio ABS, o que permite grande estabilidade nas freadas mais bruscas e em terrenos escorregadios e instáveis.
O carro vem com vários elementos pintados na cor da carroçaria e rodas de liga-leve de 17 polegadas com o desenho clássico OPC. Tanto ao motorista quanto ao passageiro estão reservados bancos esportivos sintéticos forrados com alcântara azul.
O estilo esportivo do Corsa OPC é ainda acentuado pelos cintos de segurança azuis e pelo painel de instrumentos, adaptado do Corsa GSI, versão que ainda existe na Europa e que foi abolida por aqui. O novo Corsa OPC já estará rodando em alguns mercados mundiais a partir deste ano, mas não sabemos se (e quando) a GM irá trazê-lo para o Brasil.