Estilo sempre foi a principal arma do Peugeot 206, pois suas linhas arredondadas lhe conferem perfil agressivo na medida certa. E se repete no 206 1.6 Flex Automatic, lançado em maio deste ano. Os faróis alongados e as duas entradas de ar no capô reforçam esta característica. Na traseira, as lanternas invadindo as laterais e a luz de neblina, localizada no pára-choque, completam o visual.

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Internamente, o bom acabamento agrada os olhos. Apesar do desenho diferenciado do painel, ele é bastante funcional, com indicadores de fácil visualização. A versão automática reserva novidades como novo painel com fundo preto e bordas em prata, além do quadro indicador para a marcha do câmbio seqüencial. O clima de requinte e esportividade está presente no cromado da alavanca e do console da transmissão.

Como a configuração utilizada como base para receber o câmbio automático foi a Feline, top de linha da gama 206, há uma infinidade de itens de conforto e conveniência a bordo. Soma-se à lista de equipamentos de série ar-condicionado digital, computador de bordo, vidros e travas elétricos, faróis que mantêm a luz acesa alguns segundos após corte da ignição, regulagem interna de altura dos faróis e rodas de liga leve.

Vamos então ao principal motivo da avaliação do 206 1.6 Flex Automatic: o comportamento do motor em conjunto com a caixa de transmissão automática de quatro velocidades, que oferece ainda o modo manual seqüencial, mantendo a possibilidade de mudança de marcha para aqueles que gostam do conforto do automatismo, mas, de vez em quando, querem retomar o controle da transmissão.

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Durante nossa avaliação, o câmbio provou ser mais que suficiente para o ?hatch? da Peugeot. Seu funcionamento é suave e o carro ganha velocidade rapidamente. Nota-se que as marchas vão se sucedendo, impondo bom ritmo de condução. Talvez, até pelas relações de marchas serem mais curtas, o carro reduz um pouco rápido demais. Para uns, isso pode se traduzir em desconforto, e para outros em esportividade.

Para uma condução mais rápida, basta selecionar a tecla Sport. A partir daí as trocas de marchas são feitas em giros mais altos, o que faz com que o 206 1.6 Automatic exiba performance pra lá de esperta, respondendo rápido à pressão no pedal do acelerador.

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Seu motor 1.6 Flex 16V trabalha muito bem com o câmbio Tiptronic. Abastecido apenas com álcool gera 113 cv de potência e com gasolina, 110 cv, ambos a 5.600 rpm. O torque com álcool, é 15,5 mkgf e com gasolina 14,2 mkgf, ambos a 4.000 rpm. Quanto a consumo, o conjunto anda na média. Nada empolgante e nem decepcionante. No trajeto 70% cidade e 30% estrada, nossa medição fechou em 7,5 km/l, abastecido com álcool. O Peugeot 206 1.6 Flex Automatic é um carro bonito, moderno e confortável. (BN)

Ficha técnica

MOTOR

Cilindrada: 1.587 cm3³

Potência: Álcool: 113 / 5.600 – Gasolina: 110 / 5.600 rpm

Torque: Álcool: 15,5 / 4.000 – Gasolina: 14,2 / 4.000rpm

Transmissão

Câmbio: Automática seqüencial

(4 frente e 1 ré)

Tração: Dianteira

Suspensões

Dianteira: Rodas independentes, pseudo McPherson, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos integrados

Traseira: Rodas independentes, barras de torção transversais, amortecedores hidráulicos semi-horizontais, 2 braços estabilizadores e barra estabilizadora

Dimensões

Comprimento: 3,72 m

Largura: 1,80 m

Altura: 1,18 m

Entre-eixo: 2,40 m

Freios

Dianteiros: Discos ventilados

Traseiros: Discos sólidos

Capacidades

Tanque: 50 litros

Porta-malas: 245 litros