A Toyota revelou nesta quinta-feira (16) a nova geração do SUV Fortuner, modelo asiático que corresponde ao Hilux SW4 vendido no Brasil e na América do Sul. O Fortuner, assim como ocorre com a nova Hilux, devem desembarcar no Brasil em meados de 2016.
O novo SW4 ganhou desenho mais moderno e se descolou totalmente (no estilo) da picape Hilux. O visual dianteiro é bem invocado com faróis afilados, característica que remete aos modelos europeus, como Volkswagen Touareg. A traseira tem lanternas ultrafinas e régua cromada unindo as peças lembra modelos coreanos, caso do Hyundai Grand Santa Fe.
O novo SUV da Toyota teve espaço ampliado: tem 4,80 metros de comprimento (aumento de 10 cm em relação ao atual), 1,86 m de largura (2 cm a mais), 1,84 m de altura (+1 cm) e 2,75 m entre eixos (o mesmo). A capacidade é para abrigar sete pessoas.
Não se sabe quais serão as características de motorização do utilitário que virá para o Brasil. Para outros mercados, o Fortuner será equipado com o motor GD quatro-cilindros, 2.8 turbodiesel, de 177 cv. A Toyota também desenvolveu uma versão com motor 2.7 a gasolina de 160 cv (também com o câmbio manual de seis marchas).
O Fortuner não é só bonito. Ele vem com inovações tecnológicas. Uma delas foi que a Toyota aboliu a alavanca para acionar a tração 4×4 e a marcha reduzida. No lugar deste trambolho, tem um botão, que aciona eletronicamente os comandos.
O Fortuner terá três versões de acabamento (GX, GXL e Crusade). E vários opcionais: controles de tração e estabilidade, câmera de ré, auxiliador para partidas em rampa e um sistema de entretenimento completo. Como sempre acontece, quanto mais sobe o preço, mais completo fica o carro.
créditos |
---|
Nas versões mais caras, há rodas de 18 polegadas, luzes de LED, porta-malas com acionamento elétrico por botão e sensores de estacionamento. |