Faltando poucos dias para abertura do Salão de Genebra, a Morgan liberou os primeiros detalhes do LifeCar Concept, demonstrando que um veículo com ?zero emissão? também pode ser divertido de dirigir. ?O verdadeiro desafio é projetar e construir um carro que seja divertido de conduzir – um verdadeiro carro esportivo? afirmou Charles Morgan, diretor da Morgan Motor Company. ?A utilização da tecnologia de células de combustível aliada ao nosso chassis ultraleve promete a condução característica de um automóvel esportivo. A redução de peso ao mínimo é o nosso principal objetivo e permite a utilização de uma célula combustível muito menor do que seria previsível?.

continua após a publicidade

Apesar do estilo aparentemente fora de moda, um carro da Morgan é uma jóia mecânica. Tendo como base o ?roadster? Aero 8 da Morgan, o LifeCar é alimentado por células de combustível de hidrogênio com tecnologia de travagem regenerativa, que com o baixo peso característico dos esportivos da marca britânica prometem alterar a nossa visão do automóvel para o futuro e um evoluído desempenho dinâmico.

Este projeto é resultado do esforço de várias entidades como a BOC, responsável pelo desenvolvimento do sistema de reabastecimento de hidrogênio, a Cranfield University Systems, responsável pelos sistemas de computação e gestão do sistema, a Oxford University Design pelo controle dos motores elétricos e sistema regenerativo de energia, a QinetiQ, com o desenvolvimento da interligação da célula combustível com os restantes componentes enquanto que a Morgan Motor Company ficou encarregada de construir o projeto final utilizando a sua tecnologia de baixo peso e a OSCar o ?design? e arquitetura do carro.

O sistema de célula combustível do LifeCar combina o hidrogênio com o oxigênio retirado do ar exterior. Embora na maioria dos aspectos a célula de combustível se assuma mais como motor do que bateria, na medida em que geram energia a partir de um ?recipiente? de combustível em vez de armazenar energia, como as baterias, esta solução é igualmente funcional para conseguir energia elétrica como forma de mover o automóvel. A energia elétrica gerada pelas células de combustível faz acionar as rodas do automóvel. Com isto, a única emissão para a atmosfera é vapor de água.

continua após a publicidade

Por enquanto, o LifeCar é ainda um protótipo mas a marca pretende lançar em breve uma versão funcional, respondendo assim às novas preocupações do mundo automóvel. O simples nome ?Morgan? suscita automaticamente em nós um misto de admiração e desejo. Admiração por um automóvel belíssimo; desejo de possuir um.

Quem não gostaria de ser o feliz proprietário de um clássico 4/4, aero ou ?roadster?, com as suas jantes de raios e pintura metalizada? Mas infelizmente um Morgan não é para toda a gente. É para quem pode…

continua após a publicidade