Conheça o carro-conceito Volkswagen EcoRacer

ja684.jpgCriatividade, emoção, economia e performance: esses são os ingredientes básicos do EcoRacer, novo carro-conceito apresentado pela Volkswagen durante o Salão internacional de Tóquio, no Japão, entre os dias 22 de outubro e 6 de novembro. Seguindo a idéia do Concept C, que se transformava de cupê para cabriolet em questão de segundos, este novo protótipo vai além e pode se configurar em três estilos distintos: cupê, roadster e speedster. Outra grande virtude desse modelo está em seu motor 1.5 TDI. Ele permite ao veículo alcançar 230 km/h e acelerar de 0 a 100 km/h em 6,3 segundos. A despeito do desempenho digno de um superesportivo, o EcoRacer não se sai mal na economia de combustível. Pelo contrário: o consumo médio do carro-conceito é de 3,4 l/100 km nada menos do que 29,5 km/l. Para obter razões tão positivas de desempenho e consumo, a Engenharia da Volkswagen trabalhou fortemente na estrutura do EcoRacer. Feita em fibra de carbono, material leve e resistente, a carroceria alivia bastante o peso (massa) total do veículo: apenas 850 kg. O veículo tem capacidade para duas pessoas. Embora ofereça dimensões compactas ele mede 3,77 metros, com 1,74 metro de largura e 1,21 metro de altura , o EcoRacer garante grande comodidade a motorista e passageiro. Devido à carroceria muito baixa, o acesso ao interior do veículo na forma ?cupê?, ou seja, com o teto, poderia ser prejudicado, não? Pois, ao abrir a porta, parte do teto bascula-se para o alto, criando um autêntico sistema ?asa-de-gaivota?.

ja683.jpgAs três caras do EcoRacer

O maior charme desse protótipo é corroborado pela funcionalidade de suas ?transformações?. De cupê, ele rapidamente se torna um roadster para, finalmente, virar um speedster. Na sua forma cupê, o EcoRacer possui um teto removível que parte do pára-brisa, recobre o santantônio e se estende até a traseira do veículo, criando um aspecto arrojado. Na primeira transformação, esse teto é removido. Sem ele, o EcoRacer renasce como um roadster.

Nova geração de motor

O motor 1.5 TDI do EcoRacer faz parte da nova geração de motores a diesel desenvolvida pela Volkswagen. Com 4 cilindros, 16 válvulas e 1.484 cm3 de capacidade cúbica, ele desenvolve 136 cv a 4.000 rpm, o que garante a potência específica de 91,64 cv/litro, incomum, inclusive, para motores a gasolina. Outra marca espantosa aparece no torque máximo: entre 1.900 rpm e 3.750 rpm, o motor rende 250 Nm (25,51 kgfm). Com tamanha força, aliada a uma carroceria leve e aerodinâmica, não é difícil calcular como o EcoRacer é capaz de percorrer quase 30 km com um litro de combustível.

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