Para o consumidor brasileiro a Audi está oferecendo nova opção de motor para o utilitário esportivo Q7: a versão 3.6 FSI quattro, V6, com duplo comando de válvulas variáveis no cabeçote, com 24 válvulas e injeção eletrônica estratificada. Esse motor desenvolve potência máxima de 284 cavalos a 6.200 rpm e 36,75 mkgf de torque máximo, disponível em uma larga faixa de rotação, entre 2.500 e 5.000 rpm. Segundo a fabricante, com essa motorização acelera de 0 a 100 km/h em 8,5 segundos.
Este motor V6 é excepcionalmente compacto, com ângulo entre cilindros de 10.6 graus. As válvulas são acionadas por sistema de baixo atrito com ajuste hidráulico. O sistema de admissão e exaustão é continuamente ajustado para reduzir emissões e otimizar o consumo de combustível. O motor V6 utiliza a consagrada tecnologia FSI, injeção direta estratificada de combustível, desenvolvida pela Audi para garantir melhor desempenho e eficiência para seus modelos.
O modelo conta com a nova geração de tração permanente quattro®, desenvolvida pela Audi, que garante máxima aderência e estabilidade lateral, pré-requisitos para uma direção dinâmica e segura. O sistema de sucesso, desenvolvido pela Audi em mais de 25 anos de competições em pistas e ralis em todo planeta, chega à última geração para equipar o Audi Q7 e outros modelos da marca alemã.
Como na Station Wagon RS4, o Audi Q7 ganhou a versão mais recente desta tecnologia, com divisão de torque de 40:60 (frente/traseira). Os benefícios são: melhor balanceamento na distribuição do peso, agilidade e precisão para dirigir.
Mas a lista de equipamentos tecnológicos não páram por aí. O Q7 vem com chassi com numerosos componentes em alumínio, Audi Parking System Advanced, suspensão independente, nova geração do sistema Servotronic de direção, faróis de xenônio, conjunto ótico de faróis que fazem a curva junto com o carro e suspensão adaptável a ar como opcional.
Vem, ainda, com rodas de alumínio de 19 polegadas e pneus 265/55, podendo optar por aros de 20 polegadas e pneus 275/45. São opcionais: teto-solar panorâmico, dispositivo para reboque, recepção de TV, além bancos dianteiros esportivos e aquecidos.
O novo Audi Q7 3.6 FSI chega ao Brasil com preço a partir de R$ 278 mil (R$ 71 mil menos que a versão 4.2 vendida por aqui).