Conheça as novidades que desembarcarão no Brasil

Já foi o tempo em que um modelo lançado lá fora chegava ao Brasil com o intervalo de anos. O nosso mercado agora virou a menina dos olhos de muitas montadoras, uma vez que está entre os cinco maiores do planeta. O Salão do Automóvel de Detroit, que acontece nos Estados Unidos até o dia 27, confirma essa importância. Vários modelos expostos com destaques na feira norte-americana têm passagem comprada para o Brasil, entre estreias mundiais, reestilizações e novas gerações lançadas em outras feiras. Confira as novidades que desembarcarão no país em breve.

Hyundai Santa Fé

Programada para chegar ao Brasil ainda neste primeiro semestre, a nova Hyundai Santa Fe estreou nos EUA no segundo semestre de 2012 e esteve no Salão de São Paulo. No mercado norte-americano, ela é oferecida em duas configurações, Sport e Sport 2.0 turbo. Este último rende 270 cv e pode ser uma das duas opções de motores no mercado nacional, juntamente com o bloco 3.3 V6, também de 270 cv. A nova geração do Santa Fe, com opções de cinco e sete lugares, tem uma imagem bem mais agressiva, semelhante ao adotado no Azera.

Audi SQ5

Estreia mundial em Detroit, o SUV estará nas lojas brasileiras até o fim deste ano. O modelo tem motor 3.0 V6, com 359 cv e 47 kgfm de torque. Aliado ao câmbio automático Tiptronic de oito marchas, o SQ5 faz de 0 a 100 km/h em 5,3 segundos e atinge uma velocidade de 250 km/h (limitada eletronicamente). Em relação às demais versões do Q5, o novo modelo tem diferenças no visual, como um conjunto dianteiro mais agressivo e rodas com aro 20. O spoiler no teto chama atenção assim como os emblemas V6 que adornam os para-lamas dianteiros.

Jeep Grand Cherokee

O SUV ganhou mudanças interessantes no visual e na parte mecânica, com destaque para o novo motor diesel V6 3.0, de 240 cv e 58,1 kgfm de torque e o câmbio de oito velocidades com seletor no console. A frente traz faróis bi-xenônio similares aos do sedã Chrysler 300. As alterações se completam com novos para-choques e lanternas traseiras com LED’s. O interior conta com novo volante dotado de paddle-shift (borboletas) para a troca manual das marchas, tela colorida de 7 polegadas; no painel de instrumentos e sistema UConnect com tela de 8,4 polegadas; Chega ao Brasil no segundo semestre.

Infiniti Q50

O sedã que será um dos três carros da Infiniti que chegarão ao Brasil em 2014 tem uma dianteira agressiva com novos desenhos dos faróis, para-choques e uma larga grade. O motor é um V6 de 3,7 litros e 330 cv. A transmissão é automática de sete velocidades. Na cabine, todos os comandos são operados pelo toque dos dedos por meio de duas telas de LCD no painel. Além do Q50, a marca de luxo da Nissan, irá trazer o crossover FX agora chamado de QX70 e o utilitário JX — rebatizado de QX60.

Mercedes Classe E

No estande alemão está exposta toda a renovada família Classe E o sedã, sua versão conversível, a perua e o cupê (foto). Eles foram modernizados e contam agora com novos motores. A chegada ao Brasil será no segundo semestre com exceção da perua (que não virá) , inclusive do E 63 AMG, a versão esportiva. Os propulsores vão de 184 cv a 585 cv, que é o do E 63. Na frente, todas as partes dos faróis agora estão em uma única lente. Há duas opções de grade: a clássica tridimensional, com a estrela no capô, ou a de carro esportivo.

Ford Transit

Uma das anfitriãs em Detroit apresenta duas novidades que começam a ser vendidas ainda este ano nos EUA. A van Transit e a Transit Connect (foto) serão comercializadas mundialmente somente a partir de 2014, com previsão para o Brasil. A nova Transit tem transmissão de seis velocidades e dois motores a gasolina nas versões 3.5 litros e 3.7 V6. Já o Connect oferece dois motores quatro cilindr,os a gasolina, um 2.5 ou o Ecoboost 1.6. A linha será oferecida nas configurações van, furgão, chassi-cabine e boxe avançado.

Nissan Sentra

A sétima geração traz um visual bem mais atraente que a antecessora. Os faróis e lanternas contam com iluminação diurna de LEDs. O carro também estreia um novo motor. Sai de linha o 2.0, entra o 1.8 com 131 cv e 17,7 kgfm de torque. A transmissão automática CVT foi mantida, mas agora é da segunda geração, com melhoras nas respostas em baixas velocidades e na refrigeração. O sedã médio traz chave inteligente (Keyless) com partida no botão, ar-condicionado de duas zonas e novo sistema multimídia. Desembarca do México ainda no primeiro semestre.

Kia Sorento

A terceira geração do SUV está prevista para estrear no Brasil este ano. O carro adota elementos visuais já conhecidos da marca coreana. Do sedã Kia Optima são herdados a ampla grade e os faróis afilados com linha de LEDs e canhões de xenônio. Mas a principal mudança está na traseira, que adota uma linguagem mais típica de sedã, com lanternas horizontalizadas, dotadas de LEDs e. Os motores entregam de 176 a 280 cv (blocos a gasolina) ou de 150 a 197 cv (a diesel). Todos com câmbio de seis marchas (manual ou automático).

Mercedes-Benz CLA

O novo cupê de quatro portas alemão não está exposto no estande da marca em Detroit, mas foi revelado para a imprensa mundial em um avant-premiere na véspera do salão. O carro desembarca no Brasil até o fim do ano e o presidente mundial da marca Dieter Zetsche cogitou a produção do veículo numa possível fábrica no Brasil. O irmão caçula do CLS chama a atenção pelo capô com saliências destacadas, a grade com padrão diamantado, a frente pronunciada (como no Classe A), os faróis com luzes diurnas de LED e a curvatura do teto típica dos cupês. São cinco versões de motores para a Europa, sendo três a gasolina (1.6, de 122 cv; 1.6, de 156 cv; e 2.0, de 211 cv) e duas a diesel (1.8, de 136 cv; e 2.2, de 170 cv), com opções de câmbio manual e automatizado.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo