Direção defensiva é um estilo de pilotagem veicular onde o motorista tem especial preocupação com a segurança e economia. O bom motorista é aquele que dirige por si e pelos outros. Dirigir defensivamente é planejar todas as ações pessoais com antecedência, a fim de prevenir-se contra o mau comportamento de outros motoristas e condições adversas. Isso se alinha com a definição do Conselho Interamericano de Segurança.
Para se salvar da imprudência de outros condutores e de condições adversas, o bom motorista precisa desenvolver sua habilidade e aptidão. No momento em que se aproxima o Carnaval e que as estradas ficam movimentadas, principalmente por aqueles que desejam descansar no litoral, lembramos algumas dicas de segurança e direção defensiva: Respeite a sinalização e a velocidade determinada para cada trecho da estrada. Não dirija se estiver nervoso, deprimido, estressado, sonado, etc.
Antes de viajar, calibre adequadamente os pneus. Coloque os pneus mais novos do lado onde está o motor. Se for o caso, troque o óleo antes de pegar a estrada. Sempre viaje com o tanque cheio. Você nunca sabe o que vai encontrar pela frente. Se o pneu furar numa ponte (via sobre mar ou rio) ou viaduto (via sobre terreno) ande com o pneu furado até o outro lado. Jamais faça ultrapassagens em pontes ou viadutos.
Viajando à noite em rodovia de pista dupla, trafegue até 80 km/h. Essa é a velocidade proporcional à visão oferecida pelo farol. No início da chuva, não ligue o limpador de imediato. A sujeira irá prejudicar a visão. Espere a água da chuva retirar a poeira do pára-brisa por uns instantes. Durante a chuva verifique pelo espelho retrovisor se os pneus de seu veículo estão deixando marcas na pista. Se não estão, o veículo está aquaplanando (boiando sobre um véu de água), diminua a velocidade suavemente até as marcas voltarem. Regule os faróis. Esse é um procedimento rápido e várias oficinas e seguradoras oferecem gratuitamente.
Use o retrovisor para controlar suas manobras, mas também use para controlar as manobras dos outros. E nunca ultrapasse pela direita. Se não der para ultrapassar pela esquerda desista da manobra.