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No momento em que muito se discute a necessidade dos motoristas terem noções de direção defensiva, coletamos alguns conceitos e regras que, se seguidas, ajudarão a diminuir os acidentes em nossas ruas e estradas.

Direção defensiva é um estilo de pilotagem veicular onde o motorista tem especial preocupação com a segurança e economia. O bom motorista é aquele que dirige por si e pelos outros. Dirigir defensivamente é planejar todas as ações pessoais com antecedência, a fim de prevenir-se contra o mau comportamento de outros motoristas e condições adversas. Isso se alinha com a definição do Conselho Interamericano de Segurança.

Para se salvar da imprudência de outros condutores e de condições adversas, o bom motorista precisa desenvolver sua habilidade e aptidão. No momento em que se aproxima o Carnaval e que as estradas ficam movimentadas, principalmente por aqueles que desejam descansar no litoral, lembramos algumas dicas de segurança e direção defensiva: Respeite a sinalização e a velocidade determinada para cada trecho da estrada. Não dirija se estiver nervoso, deprimido, estressado, sonado, etc.

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Antes de viajar, calibre adequadamente os pneus. Coloque os pneus mais novos do lado onde está o motor. Se for o caso, troque o óleo antes de pegar a estrada. Sempre viaje com o tanque cheio. Você nunca sabe o que vai encontrar pela frente. Se o pneu furar numa ponte (via sobre mar ou rio) ou viaduto (via sobre terreno) ande com o pneu furado até o outro lado. Jamais faça ultrapassagens em pontes ou viadutos.

Viajando à noite em rodovia de pista dupla, trafegue até 80 km/h. Essa é a velocidade proporcional à visão oferecida pelo farol. No início da chuva, não ligue o limpador de imediato. A sujeira irá prejudicar a visão. Espere a água da chuva retirar a poeira do pára-brisa por uns instantes. Durante a chuva verifique pelo espelho retrovisor se os pneus de seu veículo estão deixando marcas na pista. Se não estão, o veículo está aquaplanando (boiando sobre um véu de água), diminua a velocidade suavemente até as marcas voltarem. Regule os faróis. Esse é um procedimento rápido e várias oficinas e seguradoras oferecem gratuitamente.

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Use o retrovisor para controlar suas manobras, mas também use para controlar as manobras dos outros. E nunca ultrapasse pela direita. Se não der para ultrapassar pela esquerda desista da manobra.