Acreditando na relação custo-benefício foi que a Bramont iniciou as vendas no Brasil de três veículos da Mahindra, produzidos sob licença da marca asiática em Manaus (AM): os modelos Scorpio picape cabine simples, picape cabine dupla e utilitário esportivo.
O Scorpio, em versões utilitário esportivo (SUV) e picape com cabine dupla ou simples, inaugura a oferta de produtos no País. Tivemos oportunidade de avaliar o utilitário esportivo Scorpio SUV, graças a gentileza da concessionária da marca em Curitiba, Coruja Veículos Ltda, uma das empresas do Grupo Corujão.
Externamente o toque de modernidade fica por conta das lanternas posicionadas na coluna traseira. Com 1,91 m de altura, o Scorpio impressiona pelo porte, embora seu design não seja inovador. Rodas de liga leve são oferecidas de série, assim como farol de milha no pára-choque dianteiro. Há boa oferta de equipamentos na versão única em que é oferecida. De série o modelo tem itens como ar-condicionado, direção hidráulica, descansa-braços nos bancos dianteiros, ajuste de altura do volante, toca-CDs, travas das portas, sistema ?follow me? (que mantém as luzes acesas por algum tempo) e espelhos retrovisores.
Seu console central abriga ainda o acionamento da tração 4×4 e 4×4 reduzida por um seletor circular. Bem mais fácil e prático em relação às alavancas. Durante ?test-drive? usando o carro em condições normais, o Scorpio SUV transmite robustez, a começar pela altura livre do solo de 16 centímetros. Por fim, um detalhe nos mostradores do painel que revelam que a marca procura seguir uma tendência mundial: eles têm fundo azul, como a recém-lançada L200 Triton, da Mitsubishi.
Por dentro o utilitário esportivo agrada. Não se pode negar que o Scorpio SUV tem estilo. Os grandes faróis, a consagrada grade com ?gomos? que lembram os jipes mais clássicos, estribos laterais e lanternas traseiras verticalizadas com detalhes arredondados chamam a atenção. Para maior segurança, há luzes indicadoras de seta no pára-lama.
Outro destaque são os sete lugares – e a rapidez com que essa configuração é feita e desfeita. Basta abrir a porta do compartimento de bagagens (que é extremamente leve), e retirá-los com facilidade. Assim ele pode ser configurado tanto para cinco como para sete pessoas.
A bordo do utilitário, o motorista se sente num andar superior, com boa visão do que acontece ao redor do veículo. Sua condução é agradável, graças a seu motor, um turbodiesel ?common rail intercooler? 2.6 de 110 cv (cavalos) de potência e 27,5 kgfm de torque, suficientes para impulsionar com agilidade o utilitário esportivo. Em movimento, ele não emite muita vibração para os ocupantes. Tudo isso ao preço sugerido de R$ 87.500,00, cerca de 30% mais barato que seu principal concorrente, uma excelente relação custo-benefício.
Ficha técnica
Motor: dianteiro, de 2.6 l com "common rail", turbo e "intercooler"
Potência: 110 cv a 3.000 rpm
Torque: 27,5 kgfm a 1.800 rpm
Câmbio: manual de cinco velocidades
Suspensão: dianteira independente, com barra de torção e estabilizador; traseiras
com molas helicoidais e amortecedor hidráulico
Freios: a disco na dianteira e a tambor na traseira
Dimensões: 4,48 m de comprimento, 1,78 m de largura, 1,92 m de altura e 2,68 m de entre-eixos
Porta-malas: não divulgado
Tanque: 56 litros
Preço sugerido: R$ 87.500,00
