O 25.º Salão do Automóvel de São Paulo, a maior exposição automobilística da América Latina, acontece em meio a uma crise econômica mundial, mas num ano sem precedentes em termos de lançamentos no Brasil. Praticamente um veículo novo por semana.
E o ritmo promete continuar intenso. De 30 de outubro a 9 de novembro, são esperadas no Pavilhão de Exposições do Anhembi (SP), aproximadamente 650 mil pessoas.
Público recorde para o evento, que é realizado desde 1960. A atual edição, acontece numa área de 85 mil, reunindo 170 expositores, 38 marcas e mais de 450 veículos.
Ford Focus. |
Sob o tema “Carro para quem quer”, o evento não atrairá apenas apaixonados por automóveis. Mas também um público novo, passando a sensação de que a edição deste ano vai apresentar carros para todos os estilos. Para complementar, o salão coincide com o GP Brasil de Fórmula1, no dia 2. Assim São Paulo vira, durante os 11 dias, a capital nacional do automóvel.
Atrações
Fiat Linea. |
Este ano, o salão será marcado por inúmeros lançamentos. Haverá inúmeros carros-conceito, experimentos que designers e engenheiros elaboraram – e que têm grandes possibilidades de em breve chegar às ruas. É o caso do ecológico Fiat Bugster, do Chevrolet GPiX, do badalado Chevrolet Volt, da Volkswagen Pick-up Concept, entre outros.
VW Gol. |
Terão novidades de marcas chinesas, como os veículos da Effa, que traz não apenas o M100 reestilizado e versões hatchback e sedã do Lifan. É bom prestar atenção, pois no salão estarão ainda futuros modelos nacionais.
Será também uma oportunidade única de conhecer, no mesmo espaço, todas as novidades lançadas pelos fabricantes no Brasil este ano. Caso do novo VW Gol e de seu sedã, o Voyage; o novo Fiat Línea; o novo Ford Focus, o Chevrolet Captiva, o Renault Sandero Stepway, a nova Toyota Hilux, entre outros.
Troller. |
Alguns estão prestes a chegar às lojas, como o novo Honda Fit, o sedã compacto Peugeot 207 Passion e o jipe Troller T4, agora feito sob a direção da Ford. Outros demoram um pouco mais, caso da minivan Nissan Livina ou do monovolume Kia Soul. E também haverá veículos de mais de R$ 4 milhões, como o Pagani Zonda Roadster F.
Pagani Zonda Roadster F. |
Dão ainda o ar da graça o Fiat 500, uma coqueluche mundo afora. O crossover Ford Edge, recém-lançado no Canadá, enquanto a Chevrolet mostra o conceito do Camaro conversível.
Não devem faltar ainda os superesportivos da Ferrari, da Maserati, da Lamborghini e da Lotus. Ao que parece, o salão deste ano terá automóveis para todos os gostos, estilos e bolsos. Se puder, vá conferir no fim de semana.