Com a chegada do Jetta Variant às concessionárias, a Volkswagen está apostando num consumidor que não está atrás simplesmente de preço mais em conta, mas de um ?station wagon? com bom motor, confortável e bem equipado, de uso familiar. Assim é a perua que está chegando às concessionárias da marca alemã, com preço sugerido de R$ 91.940,00.
A versatilidade, o luxo e o conforto do modelo compensam a ?falta? de espaço do bagageiro de 505 litros, 33 litros inferior ao do três-volumes convencional. O ?design? do Jetta Variant é uma síntese de elementos estilísticos inovadores e clássicos. A parte frontal do Jetta Variant é visualmente marcada pela grade do radiador com a insígnia VW cromada. Igualmente inconfundíveis, como elementos do ?design? de modelo, são os conjuntos ópticos dianteiros (bi-xenon opcionais), os pára-lamas e o capô.
Na traseira outros elementos visuais característicos do ?design? Volkswagen: o vidro traseiro de grandes dimensões, que avança até as colunas da carroceria, e o ?spoiler? de teto integrado à tampa traseira, que otimiza a aerodinâmica e acentua o visual esportivo do modelo.
Ainda na parte externa, o Jetta Variant oferece de série elementos de estilo marcantes como: rodas de liga-leve 17 polegadas ClassicXS (pneus 225/45), saída de escapamento dupla cromada, bagageiro no teto, carcaças dos retrovisores na cor do veículo, frisos cromados no contorno das janelas e grade dianteira cromada, faróis e lanterna traseira com luz de neblina.
Durante avaliação do JA realizada por estradas do interior paulista quando de sua apresentação, ao volante do Jetta Variant sentimos a potência de seu excelente motor 2.5 de 5 cilindros que, com seus 170 cv a 5 000 rpm e 24,5 kgfm de torque a 4 250 rpm, assegura com muita eficiência e tranqüilidade seguras ultrapassagens. Equipado com transmissão de 6 marchas, o modelo fabricado em Puebla, no México, mostrou-se extremamente estável (o resultado que se atribui à suspensão traseira ?multilink? e a boa rigidez torcional), nas curvas e bastante ágil quando solicitada no pedal do acelerador.
O conforto dos assentos dianteiros, que têm regulagem elétrica e a suspensão, que se adapta muito bem ao piso de nossas estradas, impressionam. A Volks ainda destaca a tecnologia Nivomat dos amortecedores, que recoloca a suspensão no nivelamento normal quando o carro está carregado. A montadora alemã apresentou a perua Jetta Variant à imprensa especializada com a ambiciosa meta de vender 3 000 unidades ainda em 2008. Segundo afirma Marcelo Franco Ferreira, gerente de marketing de produto da montadora, ?não é o preço mais competitivo da categoria, mas está bem posicionado pelo nível de equipamento que oferece?. O Jetta Variant é uma ?bela máquina? para uso familiar. (BN)
Ficha técnica
Motor
Dianteiro, transversal, cinco cilindros em linha, gasolina,
20 válvulas, 2.480 cm3 de cilindrada
Potência
170 cv a 5.000 rpm
Torque
24,5 kgfm a 4.250 rpm
Câmbio
Automático Tiptronic, de seis velocidades
Suspensão
Dianteira independente McPherson, com mola helicoidal integrada; traseira multilink independente, com braço transversal e longitudinal e mola helicoidal
Freios
A disco nas quatro rodas, com ABS (antitravamento), ASR (controle de tração) e ESP (controle de estabilidade)
Dimensões
4,56 m de comprimento, 1,78 m de largura, 1,47 m de altura e 2,58 m de entreeixos
Peso
1.466 kg
Tanque
55 litros
Porta-malas
505 litros
Preço sugerido
R$ 91.940,00
