A exemplo do que ocorreu no Brasil, o novo Ka está sendo agora atualizado na Europa e, mantém todas as qualidades responsáveis pela popularidade do modelo – tamanho compacto, visual inovador, desempenho ágil e personalidade jovem -, com uma roupagem totalmente nova.
Também na versão européia, mais uma vez, ele estabelece um novo padrão em carros compactos de entrada, com design externo e interno arrebatador, direção empolgante e personalidade única.
É um carro prático, seguro, econômico e amigo do meio ambiente, que abre um novo capítulo na história de sucesso do Ka. O novo Ka foi desenvolvido como parte de um projeto comum com a Fiat. Ele é produzido na moderna fábrica da Fiat em Tychy, na Polônia, dividindo a linha de montagem com o Fiat 500.
Com o lançamento do novo Ka, a Ford estendeu a linguagem de design Kinetic para a sua linha de carros pequenos. O novo carro tem uma aparência inovadora e moderna, que combina o mais novo conceito de estilo da Ford com o espírito jovem e audacioso que tornou o Ka original tão popular.
Projetado para um público que gosta de afirmações fortes na escolha do seu carro, ele tem as mesmas proporções compactas do seu antecessor, mas com um estilo único, forte e expressivo.
Também é prático, com espaço interno generoso e confortável para acomodar quatro adultos e seus pertences. A posição elevada do banco, os controles cuidadosamente posicionados e a excelente visibilidade fazem do Ka um carro gostoso de dirigir para motoristas de todas as idades.
O interior do novo Ka exibe um design dinâmico e atual. Cores expressivas e contrastes modernos foram escolhidos deliberadamente para refletir o gosto mais ousado do típico consumidor do Ka. Além de preço acessível, o novo Ford Ka foi projetado para ter uma manutenção econômica e preservar o meio ambiente.
Ele utiliza dois motores de baixas emissões: o Duratec 1.2 L a gasolina, de 4 cilindros, 8V, potência de 69 cv (a 5.500 rpm) e torque de 102 Nm (a 3.000 rpm); e o Duratorq TDCi turbodiesel 1.3 L, de 4 cilindros, 16V, potência de 75 cv (a 4.000 rpm) e torque de 145 Nm (a 1.500-3.000 rpm).
Ambos atendem à norma Euro IV, com emissão de CO2 abaixo de 120 g/km. Sua produção começa no último trimestre de 2008, e vendas a partir do fim do ano na maioria dos mercados europeus.