Seu desenvolvimento foi focado para ser mais leve, o mínimo de adornos e com mais inovações tecnológicas agregadas. Todos os detalhes foram direcionados à extrema alta performance e prazer em guiá-lo.
O novo Ferrari F430 Scuderia foi apresentado por Michael Schumacher durante o 62.º Salão Internacional de Frankfurt, em setembro de 2007. Sua chegada ao mercado brasileiro acontece dez meses depois devido à forte demanda pelo modelo na Europa e na América do Norte.
Em seu exterior o F430 Scuderia traz todas as características de esportividade de um automóvel Ferrari, ressaltadas por elementos estéticos próprios, agressivos, como as entradas de ar dianteiras de grandes proporções e duas ponteiras de escape simples e maiores ?encravadas? pára-choque, rodas, defletores nas extremidades do pará-choque dianteiro e faixas longitudinais.
No seu interior, o F430 Scuderia também traz o despojamento e a agressividade dos carros de competição. No volante, o botão de ignição do motor e as cinco posições de controle de dirigibilidade. No centro de instrumentação, atrás do volante, destaque para o conta-giros de fundo na cor amarela.
Além da performance de motorização, o F430 Scuderia traz um software de última geração – o F1 Superfast – capaz de reduzir o tempo de troca de marchas para apenas 60 milésimos de segundo e também um novo controle de tração que, pela primeira vez, combina o E-Diff (diferencial eletrônico) e o F1-Trac, controle de tração e de estabilidade, em um único sistema integrado.
O F430 Scuderia acelera de 0-100 km/h em apenas 3,6 segundos e sua velocidade máxima chega a 320 km/h. Ou seja, a proposta do novo esportivo é oferecer um carro para uso legalizado de rua, mas igualmente competitivo em pistas. Com a chegada desse modelo, a Ferrari Brasil espera fechar o ano com 40 unidades vendidas, ao lado da F430, F430 Spider, F599 GTB Fiorano e F612 Scaglietti.