A segurança do motociclista no trânsito, a decisão e a execução de uma manobra com perícia exigem mais raciocínio que habilidade, segundo os instrutores do CETH (Centro Educacional de Trânsito Honda). A concentração ao pilotar, associada ao conhecimento sobre técnicas de condução, possibilita ao motociclista antever situações de risco e tomar decisões conscientes.
Entre as orientações mais importantes aos motociclistas estão observar e pesquisar o ambiente, durante alguns segundos, o caminho a ser percorrido para captar possíveis fatores de perigo e, sobretudo ao tomar a decisão de ultrapassar, ser rápido e firme dentro dos limites de velocidade.
Assim como qualquer veículo, a motocicleta não para imediatamente, fazendo com que o piloto necessite de tempo e distância adequados para uma frenagem segura.
É importante que o motociclista esteja atento ao tempo de reação, que é o tempo que se leva entre observar o obstáculo e o acionamento do comando, somado a distância de frenagem até a parada total do veículo.
Para diminuir a distância de frenagem total, é preciso reduzir o tempo de reação, para que o acionamento do freio seja feito em 0,8 segundo, tempo gasto para que os freios sejam acionados em um percurso de até 35 metros a 100 km/h.
Instrutores do CETH (Centro Educacional de Trânsito Honda) orientam sobre a postura correta no trânsito, estratégias de condução e técnicas de frenagem. O objetivo do CETH, que conta com salas de aula, pistas de asfalto e circuito de motocross, distribuídos por uma área de 124 mil m2, é promover e realizar cursos teóricos e práticos de treinamento (básico e avançado) para a formação de instrutores da rede de concessionárias da marca, frotistas e órgãos públicos.