A manutenção preventiva pode evitar esses defeitos. Pensando nisso é que algumas concessionárias iniciaram suas campanhas que oferecem serviços completos com condições especiais de pagamento e descontos.
O proprietário do veículo pode vistoriar sozinho alguns itens, tais como: pneus, água do radiador e extintor. Entretanto, a injeção eletrônica e componentes eletrônicos do motor, suspensão, velas, mangueiras, freios, entre outros, precisam ser revisados em oficinas de confiança. O sub-gerente técnico da Servopa (revenda Volkswagen de Curitiba), Rubens Antônio Carneiro, avisa que o consumidor deve priorizar a realização dos serviços nas concessionárias autorizadas, principalmente porque a revenda mantém funcionários especializados na marca e equipamentos apropriados. "Para garantir a competitividade de qualidade nos serviços prestados, avaliamos os processos de formação de preços de mão-de-obra para fornecer ao cliente vantagens focadas na rapidez e eficácia dos serviços, sem que isso venha atingir o bolso do consumidor", conta.
A revendedora mantém ainda algumas promoções para estimular a inspeção de férias. Há pacotes que incluem a revisão de mais de quarenta itens no veículo, desde equipamentos de segurança, limpeza no sistema de arrefecimento (sistema de água do radiador, que evita que o motor esquente) e lanternas. Ao solicitar esta revisão completa o automóvel passa também por um "check-up" no aparelho de inspeção veicular, máquina que verifica os sistemas de freios, suspensão e eletrônicos do carro, uma exclusividade da Servopa em Curitiba.
Nesta época do ano, devido à proximidade das férias, o movimento nas oficinas é maior e, se o veículo estiver com algum problema mais grave e a pessoa deixar para fazer a revisão um dia antes da partida poderá ter que adiar sua viagem. A revisão deve ser programada, no mínimo, três dias antes da saída. Por todos esses motivos, se aconselha o cliente a agendar o atendimento com antecedência.
Dicas para garantir uma viagem tranqüila e segura
Em janeiro, a maioria dos brasileiros aproveita as férias para fazer uma viagem. Mas antes de pegar a estrada, confira algumas dicas para que seu passeio seja tranqüilo e seguro.
Faça um intervalo a cada duas horas. Ultrapassar esse tempo no volante pode favorecer a distração e o cansaço. Aproveite para parar, caminhar um pouco, alongar as pernas, pois mudar de posição ativa a circulação sanguínea e a oxigenação do cérebro.
Se você prefere dirigir durante o dia, lembre-se que o sol aumenta o cansaço e diminui a concentração. Para aliviar o desgaste, use óculos escuros e mantenha o carro bem ventilado. Só escolha dirigir a noite se você está acostumado. Viajar neste período tem suas vantagens, como temperatura mais amena e tráfego menos intenso.
Mas é preciso tomar alguns cuidados como evitar o ofuscamento provocado pelo farol dos outros carros. Se você sentir sua vista turva ou um pouco embaçada, pare, descanse um pouco e tome um café, que ajuda a despertar. Evite excesso de comida ou alimentos pesados.
E antes de cair na estrada, confira a pressão dos pneus, o óleo do motor, os limpadores de pára-brisa, freios… Enfim, faça uma pequena revisão. Lembre-se de colocar no porta-luvas do carro sua CNH e a documentação do carro, e boa viagem!
Não esqueça de verificar a iluminação do seu veículo
O seu carro tem aproximadamente 35 lâmpadas que são divididas em duas categorias: segurança e sinalização. As de segurança são as que fazem você enxergar, como faróis altos e baixos, neblina e de milha.
As outras são responsáveis por toda a sinalização externa e interna do veículo, atuam no freio, pisca, iluminação do painel, entre outras funções. A cada três meses é recomendável checar o funcionamento das lâmpadas.
Mesmo funcionando corretamente, a lâmpada perde cerca de 30% da luminosidade com o tempo. Por isso a troca preventiva é recomendável a cada 50 mil km. Na hora da checagem, não esqueça de observar o conjunto óptico. As lâmpadas internas do painel não oferecem risco menor em caso de queima, pois indicam o funcionamento de vários sistemas do veículo.
Em carros mais novos, todas as luzes de indicação devem se acender assim que é acionada a chave do contato. Por exemplo, em caso do nível de óleo estar abaixo do normal ou de algum problema de funcionamento na injeção, elas acendem.
Se estiverem queimadas, o dono do carro não vai ser avisado sobre o problema. Então corre o risco de fundir o motor por estar sem óleo e danificar todo o sistema de injeção eletrônica por não ser feita a devida manutenção. É bom também ter alguns fusíveis de reserva para emergências.
As palhetas dos limpadores de pára-brisa, o sistema de ventilação interno e o desembaçador traseiro constituem-se os principais aliados dos motoristas durante o período de chuvas que atinge grande parte do território brasileiro com a chegada do verão.
É importante e recomenda-se que os proprietários de veículos previnam-se com uma inspeção desses três itens do automóvel, para garantir eficiente visibilidade e evitar ser surpreendido com o não funcionamento de um deles, principalmente durante as viagens de férias que se aproximam. Considera-se, também, que o motorista brasileiro ainda não tem o hábito de tomar determinadas providências que contribuem para os veículos estarem sempre em condições de proporcionar mais satisfação, conforto e segurança.
O sistema de limpador de pára-brisa deve ser incluído na lista de itens que necessitam de manutenção periódica, de acordo com Sérgio Noriega, diretor-geral da Valeo Cibié Service. Ele lembra que o proprietário deve acostumar-se ao prazo máximo de 12 meses recomendado para a substituição das palhetas e que o modelo Valeo Cibié Smart possui um sensor para informar o momento de troca, pela mudança de cor do selo indicativo.
Sob a chuva, também o sistema de ventilação interna tem grande importância para o conforto e a segurança dos usuários de veículos. Mais do que reduzir a sensação térmica, a aeração contribui para o desembaçamento dos vidros, principalmente do pára-brisa e do vigia traseiro, essenciais na condução do veículo em dias chuvosos. O ar-condicionado é mais eficiente que a ventilação natural por permitir modulação da temperatura interior.
Técnicos recomendam manutenção preventiva, especialmente a limpeza, para evitar a formação de fungos que podem causar prejuízos à saúde. Além da limpeza, é importante verificar a necessidade de troca do filtro e das mangueiras.
A recomendação para os cuidados com o desembaçador traseiro é feita porque o desembaçador é formado por uma resistência aplicada ao vidro para garantir perfeita visibilidade ao motorista. Também se recomenda a checagem periódica. Cuidado ao efetuar a limpeza. Evite que objetos rígidos sejam colocados no espaço atrás do banco, para que não ocorra o rompimento da resistência. É bom lembrar que a quebra do filete exige a troca do vidro, por não serem permitidos reparos.