A concorrência acirrada entre revendedores de automóveis de Curitiba e a queda dos juros do financiamento dos 0 km têm levado concessionárias da capital a buscar mercado para os seminovos na região metropolitana e no interior do Estado. A Copava, revendedora Volkswagen, realiza todo mês um ?feirão? em cidades onde a oferta de carros é escassa.
O resultado dos ?feirões? fora de Curitiba já representa mais de 20% das vendas de seminovos da concessionária, que tem duas lojas na capital. ?Escolhemos municípios onde há poucas ou mesmo nenhuma concessionária, o oposto de Curitiba, que atravessa uma fase de proliferação de revendas de novos e usados?, avalia o diretor comercial da Copava, Willians Zultan.
Em Curitiba funcionam 87 concessionárias, 20 das quais abriram as portas neste ano, segundo a Fenabrave-PR. O levantamento, porém, desconsidera revendas de usados não associadas, que se multiplicam principalmente em ruas temáticas que concentram concorrentes, como a Toaldo Túlio, no bairro São Braz.
Em meio à explosão de vendas de carros zero o emplacamento de veículos novos cresceu 28,5% neste ano em Curitiba, a migração para o interior é também uma forma de garantir mercado para os usados recebidos como parte de pagamento e que acabam preteridos pelos consumidores da capital à procura de automóveis cada vez mais novos.
O nome das cidades escolhidas para levar os carros de Curitiba é guardado a sete chaves. Os veículos ficam expostos em lojas de usados que cedem o espaço e aumentam a visibilidade de seus carros ao se aliar a uma concessionária de renome.
Para os compradores do interior, as concessionárias ?forasteiras? proporcionam garantia de procedência do carro, acesso facilitado ao crédito e a possibilidade de troca. ?É um bom negócio para ambas as partes?, destaca o diretor comercial da Copava.
Para cada ?feirão?, a Copava leva até 70 veículos, transportados em ?cegonhas? alugadas. Com o sucesso das viagens para fora de Curitiba, a concessionária já estuda a compra de carretas. ?Nossa intenção é criar um departamento especializado para explorar este nicho de mercado?, anuncia Zultan.