O novo carro-conceito Nissan Forum será apresentado pela primeira vez ao público em janeiro no Salão de Detroit 2008, mas a imprensa especializada dos Estados Unidos foi privilegiada com uma pré-estréia no dia 18 de dezembro. O carro, uma minivan voltada para a família e que comporta sete passageiros, foi concebido pela equipe do Nissan Design America (La Jolla – Califórnia EUA).
Seu grande diferencial é a segunda fileira de bancos giratórios, que podem virar 90º para qualquer um dos lados ou 180º para ficar frente-a-frente com os passageiros da terceira fileira de bancos, proporcionando assim um interior versátil que garante maior integração entre seus ocupantes. Para tornar viável a proposta do carro-conceito foram eliminadas as colunas laterais do veículo e reforçadas as molduras do teto e ao redor das portas.
O Nissan Forum conta com teto-solar, sistema individual de áudio Bose, GPS, monitores de LCD, forno de microondas, o exclusivo sistema Around View Monitor, que permite ao motorista ter uma visão de 360º em torno do veículo, e transmissão automática CVT, mesma tecnologia que equipa o Nissan Murano e o Nissan Sentra comercializados no Brasil.
Nissan do Brasil
A Nissan produz no Brasil desde 2002, quando deu início à fabricação da picape Frontier e, logo em seguida, do utilitário-esportivo Xterra na CVU (Curitiba Veículos Utilitários), em São José dos Pinhais. Os produtos nacionais juntamente com a linha de importados Tiida, Novo Sentra, Pathfinder, Nova Frontier, X-TRAIL, 350Z (câmbio manual e automático) e Murano – formam uma gama de automóveis capaz de refletir a fusão entre a melhor tecnologia e design e, principalmente, satisfazer os diversos perfis de clientes.
A linha completa de veículos pode ser encontrada nas principais cidades brasileiras, em cada uma das 65 concessionárias da marca espalhadas pelos 26 estados, além do Distrito Federal. A mesma excelência de serviços é prestada aos clientes Nissan em qualquer parte do mundo.
Nesse contexto, a montadora segue a implantação de seu plano de negócios Mercosul, que prevê o lançamento de seis novos modelos até 2009, além da duplicação da rede de concessionárias no Brasil e de investimentos na ordem de US$ 150 milhões.
A preocupação com a preservação do meio ambiente e com a qualidade de vida das pessoas são premissas da Nissan em todo o mundo. Dessa forma, a montadora patrocina e apóia atividades esportivas e sociais, além de manter rígido controle dos níveis de ruídos, emissão de poluentes, qualidade da água e do lençol freático em sua fábrica, em São José dos Pinhais.