Para quem gosta de chamar a atenção por onde passar, o Smart com ou sem teto é uma vitrine ambulante. Tanto que o “slogan” da marca é “smart loves the city”, ou “smart ama a cidade”.

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A primeira pergunta que se faz é se o smart fortwo vale o preço que é comercializado. Tudo depende do ponto de vista, de quantas pessoas compõem a família, para o fim que será utilizado esse típico carro urbano.

Seu design é diferente, bonito e chama bastante a atenção por onde passa. Todo mundo olha pro carrinho curioso que mede apenas 2,7 metros de comprimento, 1,56 metro de largura, 1,54 metro de altura e 1,87 metro de entre-eixos.

O fortwo conta com duas portas (não comportaria 4), e charmosa faixa prateada saindo do teto e contornando as portas.

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Pelo tamanho e pela carroceria de feita 100% de polipropileno reciclável (plástico), o modelo parece inseguro.

E você se sente assim no trânsito, ao lado de grandes veículos, (ônibus e caminhões), mesmo sabendo que o modelo recebeu quatro estrelas (de um total de cinco) na proteção aos passageiros, no “crash-test” realizado pela EuroNCAP.

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Graças gaiola de aço reforçada e do “air bag” duplo para motorista e passageiro (de cabeça/ tórax e laterais). Na dianteira, um “design” parecido com um dos modelos do filme Os Carros, com olhos (faróis), nariz (emblema) e uma grande boca (grade do radiador em preto com as bordas prateadas).

Se você assistiu ao filme, certamente conseguirá colocar o smart na história. A traseira reta também recebeu atenção especial dos “designers”.

Tem linhas arredondadas, inclusive amplo vidro traseiro. O charme fica por conta das lanternas duplas redondas.

Com dois lugares, o espaço da cabine permite boa acomodação em seus bancos coloridos.

A posição de dirigir é boa, graças à altura do assento, que oferece bom campo de visão à frente.

E para quem gosta do sol na cabeça, o fortwo cabriolet, que tem capota de lona com acionamento elétrico, é pura diversão. Para tanto, é preciso retirar as travessas do teto. Mas o porta-malas do smart surpreende. Acomoda 220 litros, mas ocupando a capacidade de bagagem até o teto pode ser aumentada para 340 litros.

Equipado com motor traseiro de 3 cilindros, com 4 válvulas cada, as duas versões do smart (coupé e cabrio) são bem ágeis para enfrentar o dia-a-dia do trânsito.

Não espere dirigir uma super máquina, afinal o modelo é equipado com motor de 999 cm³ e pesa 770 kg.

O propulsor desenvolve 84 cv de potência, e é sobrealimentado por uma turbina de 0,5 bar de pressão. Seu câmbio automático sequencial

de 5 marchas é fácil de operar. Para colocar o carro em movimento -após girar a chave que fica perto da alavanca da transmissão- basta pisar no acelerador e partir suavemente. O pequeno smart agrada pelo charme e tecnologia que tem.

Ficha técnica

Motor: Dianteiro, transversal quatro cilindros em linha, duas válvulas por cilindro, comando simples no cabeçote (SOHC), gasolina
Cilindrada: 999 cm³
Potência : 98 cv a 5.500 rpm
Torque : 14,3 kgfm a 3.250 rpm
Taxa compr.: 10,0:1
Câmbio: Automatizado sequencial de cinco marchas, borboletas no volante
Compr.: 2,72 m
Largura : 1,56 m
Altura: 1,55 m
Entre-eixo: 1,86 m
Porta-mala: 220 litros
Suspensão: Independente, tipo McPherson, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora na dianteira, e por eixo de torção, com molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora, na traseira.
Freios: Discos sólidos na dianteira e tambores atrás, com ABS, EBD, Brake Assist e ESP
Tanque: 33 litros
Aceleraç&atild,e;o: 9,9 segundos
Velocidade: 155 km/h (limitada eletronicamente)
Preço: Coupê R$ 57.900;
Cabriolet R$ 64.900 e
Brabus R$ 92.900,00