Para quem gosta de chamar a atenção por onde passar, o Smart com ou sem teto é uma vitrine ambulante. Tanto que o “slogan” da marca é “smart loves the city”, ou “smart ama a cidade”.
A primeira pergunta que se faz é se o smart fortwo vale o preço que é comercializado. Tudo depende do ponto de vista, de quantas pessoas compõem a família, para o fim que será utilizado esse típico carro urbano.
O fortwo conta com duas portas (não comportaria 4), e charmosa faixa prateada saindo do teto e contornando as portas.
E você se sente assim no trânsito, ao lado de grandes veículos, (ônibus e caminhões), mesmo sabendo que o modelo recebeu quatro estrelas (de um total de cinco) na proteção aos passageiros, no “crash-test” realizado pela EuroNCAP.
Graças gaiola de aço reforçada e do “air bag” duplo para motorista e passageiro (de cabeça/ tórax e laterais).
Se você assistiu ao filme, certamente conseguirá colocar o smart na história. A traseira reta também recebeu atenção especial dos “designers”.
Tem linhas arredondadas, inclusive amplo vidro traseiro. O charme fica por conta das lanternas duplas redondas.
A posição de dirigir é boa, graças à altura do assento, que oferece bom campo de visão à frente.
E para quem gosta do sol na cabeça, o fortwo cabriolet, que tem capota de lona com acionamento elétrico, é pura diversão. Para tanto, é preciso retirar as travessas do teto.
Equipado com motor traseiro de 3 cilindros, com 4 válvulas cada, as duas versões do smart (coupé e cabrio) são bem ágeis para enfrentar o dia-a-dia do trânsito.
Não espere dirigir uma super máquina, afinal o modelo é equipado com motor de 999 cm³ e pesa 770 kg.
O propulsor desenvolve 84 cv de potência, e é sobrealimentado por uma turbina de 0,5 bar de pressão. Seu câmbio automático sequencial
de 5 marchas é fácil de operar. Para colocar o carro em movimento -após girar a chave que fica perto da alavanca da transmissão- basta pisar no acelerador e partir suavemente. O pequeno smart agrada pelo charme e tecnologia que tem.
Ficha técnica
Motor: Dianteiro, transversal quatro cilindros em linha, duas válvulas por cilindro, comando simples no cabeçote (SOHC), gasolina
Cilindrada: 999 cm³
Potência : 98 cv a 5.500 rpm
Torque : 14,3 kgfm a 3.250 rpm
Taxa compr.: 10,0:1
Câmbio: Automatizado sequencial de cinco marchas, borboletas no volante
Compr.: 2,72 m
Largura : 1,56 m
Altura: 1,55 m
Entre-eixo: 1,86 m
Porta-mala: 220 litros
Suspensão: Independente, tipo McPherson, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora na dianteira, e por eixo de torção, com molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora, na traseira.
Freios: Discos sólidos na dianteira e tambores atrás, com ABS, EBD, Brake Assist e ESP
Tanque: 33 litros
Aceleraç&atild,e;o: 9,9 segundos
Velocidade: 155 km/h (limitada eletronicamente)
Preço: Coupê R$ 57.900;
Cabriolet R$ 64.900 e
Brabus R$ 92.900,00